Nos últimos anos, o uso da videovigilância CCTV tornou-se comum em locais como lojas, bancos, prédios comerciais, estações de transporte público e outros locais públicos ou privados onde tende a existir um grande fluxo de circulação de pessoas.
De que se trata exatamente este sistema e quais as suas principais características?
Esta e outras questões associadas à videovigilância serão tópicos relevantes que iremos abordar ao longo deste artigo.
O que é a Videovigilância CCTV?
De uma forma resumida, a videovigilância CCTV (Circuito Fechado de Televisão) é um sistema de segurança que usa câmaras de vídeo para vigiar um determinado ambiente ou área.
As Câmaras estão ligadas a um sistema, que permite o registo das imagens em tempo real com gravação e armazenamento para futura análise.
Mas qual é o seu propósito principal?
Com a crescente vaga de insegurança que estamos hoje a viver provocada por diversos fatores externos alheios à nossa vontade, estes sistemas promovem o aumento da segurança e ajuda a prevenir possíveis transgressões.
Os sistemas CCTV da Vimar são uma excelente forma de prevenção contra:
- Roubos
- Vandalismo
- Violência
- Ou qualquer outra atividade menos lícita.
Naturalmente, os defensores da videovigilância CCTV afirmam que se trata de um elemento num espaço que permite o aumento da segurança e a redução da criminalidade. Afinal, a presença de Câmaras de vigilância tende a dissuadir os intrusos. Ressalvamos que as imagens gravadas podem ser usadas como ajuda em caso de investigação criminal.
Todo este sistema está sujeito a normas legais associadas à sua instalação, é importante equilibrar a segurança proporcionada pela videovigilância com a privacidade das pessoas. Para evitar algum constrangimento as Câmaras de vigilância devem ser instaladas em locais visíveis e identificáveis para que todo o processo seja realizado de forma ética e legal.
Há mais vantagens associadas à Videovigilância CCTV?
A segurança foi, é, e sempre será uma questão muito pertinente, porque existem vários cenários onde cada um dos atores tem um papel importante. A longo prazo que têm tornado este sistema cada vez mais atrativo quer para grandes empresas, quer para consumidores finais. Eis alguns deles:
- Assegura uma melhoria na gestão e organização: Uma das principais vantagens das câmaras de vigilância é a de permitirem uma sistemática supervisão na circulação de pessoas e veículos numa determinada localização. A presença deste elemento assegura melhorias na gestão e organização de locais públicos ou privados.
- Existe maior controlo nos acessos: Especificamente, permitem a identificação e monitorização das entradas e saídas de pessoas e veículos.
- Imagens podem ser evidência em investigações: As imagens gravadas pelas câmaras poderão ser usadas como evidência ou em investigações policiais e em caso de aceitação nos tribunais.
- Ajuda na redução de custos: A videovigilância pode reduzir os custos com a segurança patrimonial, bem como na contratação de vigilantes. Esta vantagem é assegurada em muitos casos, visto que a monitorização em vídeo pode ser feita remotamente.
- Uma vigilância remota: a Vimar dispõe de uma App que permite aceder às câmaras a partir de um smartphone. Esta tecnologia permite poupar tempo e recursos, bem como uma maior eficiência na monitorização.
Muito importante: Antes de implementar um sistema de videovigilância, é recomendável realizar uma avaliação de risco, considerar as necessidades específicas de segurança, garantir a qualidade das Câmaras e sistemas utilizados, além de informar adequadamente as pessoas sobre a presença destas e como as imagens serão utilizadas.
Todos os sistemas deverão estar em conformidade com as leis de privacidade e regulamentos locais. É recomendável verificar as leis específicas de cada região antes de instalar e utilizar um sistema de videovigilância.
Morgado & CA, S.A.
Tel.: +351 229 770 600
marketing@morgadocl.pt · www.morgadocl.pt