Definido o que é a ventilação e quais os seus benefícios para as pessoas, animais e máquinas ou instalações na Folha Técnica com o título “a ventilação”, iremos agora abordar a ventilação centralizada, conhecida também pelas respetivas iniciais “V.C.” e cada vez mais tida em conta pelos especialistas e desenhadores de edifícios no momento de decidir qual o método de arejamento das habitações.
Ventilação centralizada
Trata-se de um sistema de ventilação que concentra a extração num só ponto do edifício e, por meios mecânicos, um extrator/ventilador permite controlar o caudal do ar. Uma rede de condutas e acessórios de aspiração/expulsão/transferência do ar asseguram uma distribuição uniforme e garantem uma barreira eficaz contra os contaminantes.
Além da melhoria das condições de habitabilidade das casas, não só das mais luxuosas mas também das de habitação social ou de nível médio, também existe a necessidade de eliminar os maus cheiros, gases, poeiras, fumos, humidades, entre outros, arrastando-se para o exterior, ao mesmo tempo que se fornece um ar de características higiénicas aceitáveis. Mas estes métodos também devem ser compatíveis com a poupança de energia, evitando desperdiçar o calor contido no ar, mesmo que esteja poluído.
A V.C. permite satisfazer ambas as exigências de forma racional, mesmo sendo intrinsecamente antagónicas. A grande vantagem e virtude deste sistema tornem possível controlar os níveis de arejamento dentro dos limites estritamente necessários, impostos pela higiene e pelo conforto e, se assim for desejável, proporcionar, ao mesmo tempo, meios viáveis de recuperação da energia do ar extraído, antes que o mesmo seja expelido.
Texto cedido por S & P Portugal, Unipessoal, Lda.
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº72. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “ventilação da humidade” da edição 73 da revista “o electricista”;
- Artigo “a ventilação” da edição 71 da revista “o electricista”;
- Dossier “Sistemas de ventilação e climatização em edifícios” da edição 49 da revista “o electricista”;
- Artigo “A difusão de ar nos diversos locais (1ª parte)” da edição 75 da revista “o electricista”;
- Artigo “A difusão de ar nos diversos locais (2ª parte)” da edição 76 da revista “o electricista”;
- Artigo “Contaminadores do ar (1.ª Parte)” da edição 70 da revista “o electricista”;