aplicacao

UPS reforçada da ABB protege as aplicações industriais com o conceito de modularidade

Numa fábrica de PVC na Bélgica, a ABB demonstrou como a verdadeira inovação pode…

ABB, S.A.
Tel.: +351 214 256 000 · Fax: +351 214 256 390
marketing.abb@pt.abb.com · www.abb.pt

Numa fábrica de PVC na Bélgica, a ABB demonstrou como a verdadeira inovação pode superar os desafios emergentes, criando um novo tipo de dispositivo UPS para os ambientes industriais. A Inovyn, a funcionar em Jemeppe-sur-Sambre, é o maior produtor europeu de PVC fabricando, anualmente, 475 000 toneladas métricas de polímero plástico sintético. A fábrica da Inovyn assenta num sistema de controlo de dados computadorizado (DCS) para controlar todo o seu equipamento. “Não é uma opção que o sistema se desligue”, ditou Pierre Henveaux, Engenheiro Eletrotécnico e Responsável pelo Setor Elétrico de AT e BT. “Um dos nossos requisitos principais são as fontes de alimentação ininterruptas (UPS). Se perdermos o controlo durante dois milissegundos, está tudo perdido. Os dados não passam e o sistema entra em modo de segurança. Se perdermos um DCS durante mais de 40 milissegundos é uma catástrofe!

Os sistemas UPS estão concebidos, principalmente, para uma alimentação de reserva em datacenters imaculados. “Mas nós não somos um datacenter”, disse o técnico Anthony Kinif da Inovyn. “Nós temos pó, substâncias corrosivas, entre outros.” Por isso, a Inovyn pediu à ABB, o seu parceiro tecnológico há quase duas décadas, para criar um dispositivo UPS que tolerasse o ambiente da fábrica e que permanecesse muito fiável. A ABB entendeu que as necessidades das fábricas de produção são diferentes das necessidades dos datacenters, por isso a equipa da ABB adaptou a tecnologia que estava disponível para datacenters às condições extremas muitas vezes encontradas nas aplicações industriais. O resultado foi o nascimento da PowerLine DPA UPS. “Criámos a PowerLine DPA UPS com base no que tinha sido concebido para os datacenters”, explicou Simon, Engenheiro de Vendas da ABB. “A ABB foi dos primeiros fabricantes a desenvolver tecnologia de UPSs modular. Cada módulo contém todo o equipamento e software necessário para operar todo um sistema. Se um módulo deixar de funcionar, os restantes módulos efetuam a compensação.” Para a Inovyn, a ABB equipou os seus módulos DPA UPS com uma caixa robusta protegida por filtros. “Aqui temos filtros, condensadores, ventiladores e muito mais equipamento que permite que a UPS dure entre 10 a 15 anos”, disse Lamsens.

A Inovyn integrou 2 unidades – cada uma com 4 das unidades recentemente projetadas PowerLine DPA – no seu sistema para suportar 2 redes elétricas, e Henveaux está orgulhoso dos números de série nos seus dispositivos pioneiros de UPSs. “Temos os números 4 e 5”, disse. “Pretendíamos um equipamento que fosse topo de gama e robusto. E só a ABB o conseguia fornecer. A ABB foi a única empresa a ouvir os nossos requisitos e a apresentar-nos uma solução.” Henveaux realça que tudo na nova UPS está feito para durar. “As placas foram reforçadas. Os componentes são extra grandes e os sistemas de filtragem são hiper eficientes. E tudo é feito na Suíça com um elevado grau de qualidade, enquanto outros fazem os seus equipamentos na China. Espero não ter problemas durante, pelo menos, 15 anos”. Atualmente, a Inovyn está a utilizar um DCS de geração mais antiga mas tenciona passar para um sistema mais eficiente nos próximos 8 anos. A PowerLine DPA já está a preparar a empresa para o futuro. “Estas UPS estão adequadas às nossas necessidades e permitirão manter fontes de alimentação de alta qualidade, mesmo quando chegar o novo hardware”, disse Henveaux. “Também instalaremos 2 novos sistemas UPS na nossa nova linha de produção, que começará a funcionar em 2019. Necessitávamos de sistemas UPS duráveis e a ABB ouviu-nos.”

Download – Última edição

oelectricista73

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    (Irá receber um email com o link de download.)