soluções de energia ininterrupta para casa

Um must have: soluções de energia ininterrupta que mantêm os equipamentos críticos da sua casa sempre conectados

A verdade é que existem muitas aplicações potenciais de energia ininterrupta nas casas –mesmo nas mais antigas –, seja nos sistemas de entretenimento, grandes eletrodomésticos, bombas ou equipamentos de rede, como um router de Internet.

Uma instalação residencial típica – seja uma vivenda unifamiliar, apartamento ou condomínio – depende de energia elétrica para um número crescente de dispositivos, eletrodomésticos e sistemas cruciais para os proprietários. Assim, estes poderão ser, atualmente, alguns dos principais clientes das fontes de alimentação ininterruptas (UPS) ou proteção por energia socorrida.

À medida que o mercado de casas inteligentes continua a expandir-se, gera-se em nós uma necessidade crescente de estar sempre conectado, para ser possível gerir uma infinidade de funções, desde termostatos ao controlo de iluminação, através de um smartphone. Por outro lado, as habitações modernas também dependem de energia para tudo, desde abrir e fechar estores e portas de garagem aos sistemas de segurança instalados.

A verdade é que existem muitas aplicações potenciais de energia ininterrupta nas casas –mesmo nas mais antigas –, seja nos sistemas de entretenimento, grandes eletrodomésticos, bombas ou equipamentos de rede, como um router de Internet. Independentemente do ambiente residencial, os eletricistas podem proporcionar tranquilidade e conforto a qualquer proprietário com este tipo de soluções de proteção de energia.

Eletricistas como consultores de energia ininterrupta fiável

Assim sendo, estes profissionais estão na posição ideal para sensibilizar e criar interesse nos proprietários e inquilinos sobre como uma UPS pode proteger os ativos e fornecer energia fiável, mesmo em caso de interrupção do fornecimento de eletricidade.

A ideia é recordar os clientes que todos os dispositivos ao seu redor requerem energia, e ajudá-los a decidir quais consideram suficientemente críticos para exigirem proteção através de energia ininterrupta.

Estas discussões devem enfatizar a forma como a proteção por energia ininterrupta aumenta a segurança e o conforto; e os proprietários podem mesmo vir a surpreender-se com a quantidade de potenciais aplicações que podem necessitar de energia ininterrupta.

Principais aplicações residenciais que podem necessitar de energia ininterrupta

Estores e portas de garagem 

Muitas residências têm, atualmente, estores motorizados que sobem e descem com o toque de um botão. Algumas têm estores que cobrem não só as suas janelas como também portas, tanto por motivos de conforto ou de segurança, como para proteção contra danos causados por tempestades – e ambos se qualificam para proteção através de energia socorrida.

Não é raro que a energia falhe durante uma tempestade, pelo que uma UPS garantiria ao proprietário poder fechar os estores nesse momento, mantendo todos seguros e protegidos. Da mesma forma, permitir-lhe-ia abri-los quando a tempestade terminasse, mesmo que a energia estivesse desligada.

Da mesma forma, as portas de garagem podem ser um potencial problema. Enquanto alguns sistemas permitem ao utilizador desativar o motor e acionar a porta manualmente, outros não o permitem sem energia. Imagine o que será ficar preso em casa porque não pode abrir a garagem!

Dispositivos eletrónicos e sistemas de segurança residenciais

A maioria das habitações tem algum tipo de sistema de entretenimento, quer seja apenas um sistema de TV e áudio, ou até um home cinema completo. Da mesma forma, a maioria dispõe de um router que fornece conexão à internet, talvez para um ou mais computadores pessoais e vários smartphones e tablets que também precisam de ser carregados.

Com a pandemia, muitos passaram a depender realmente destes dispositivos para o trabalho e comunicações; faz sentido, assim, perguntar aos residentes durante quanto tempo permaneceriam confortáveis sem poderem utilizar estes dispositivos, caso se verificasse uma interrupção de energia.

Também os sistemas de segurança residencial podem exigir proteção através de energia ininterrupta, já que muitas casas têm agora sistemas de videovigilância que funcionam 24/7. Se o residente estiver longe de casa quando a energia é interrompida, ficará muito mais tranquilo por saber que o sistema ainda está a funcionar e a proteção está garantida.

Bombas

Talvez não seja óbvio pensar em garantir energia para diferentes aplicações de bombas. Contudo, muitas casas com caves cronicamente húmidas têm bombas de depósito que expulsam a água de uma caixa coletora, para manter a cave seca, e se a energia falhar durante uma tempestade, ou mesmo quando se verifica bastante enchimento de água, tal pode resultar numa cave encharcada e muito trabalho de limpeza, danos e custos adicionais.

Também as casas com piscina contam com bombas para fazer circular a água e mantê-la limpa; e quem depende de água de poço necessita de uma bomba elétrica e, talvez, de um sistema elétrico de descalcificação ou filtragem da água. Todos estes equipamentos podem ser candidatos à proteção através de energia socorrida: ninguém quer ficar sem água!

Principais eletrodomésticos

As UPS também protegem os principais eletrodomésticos – como frigoríficos, congeladores, máquinas de lavar roupa e loiça – de várias formas. Uma é através do fornecimento de energia socorrida no caso de uma interrupção; mas outra, menos óbvia, é a proteção dos eletrodomésticos contra picos de energia, flutuações e outros fenómenos que ocorrem de forma rotineira na alimentação da energia elétrica, dentro das habitações. Uma UPS filtrará tais variações, oferecendo um fornecimento consistente de energia limpa, o que também prolongará a vida útil destes valiosos equipamentos.

Equipamentos médicos

Por último, uma interrupção de energia pode mesmo ser fatal quando dispositivos médicos críticos são afetados. Equipamentos médicos residenciais, como ventiladores, dispositivos de alimentação por sonda e camas médicas exigem proteção da energia para garantir o bem-estar do doente. Noutro nível, o mesmo se aplicará a sistemas relacionados com animais de estimação, como aquários.

Os proprietários não poupam esforços para tornar os seus espaços de habitação confortáveis e seguros, mas não devem esquecer-se que as interrupções de energia são uma ameaça constante. Assim, os profissionais eletricistas podem, e devem, ajudar a entender como uma UPS permitirá que se mantenham confortáveis e seguros, mesmo durante as falhas elétricas.

Gabriel Longo
Secure Power & Field Services Portugal Sales Manager
Schneider Electric

Translate »