Tecnologias do futuro - Sampled Values

Tecnologias do futuro – Sampled Values fornecem muitos benefícios para os sistemas elétricos do futuro

O IEC 61850 define vários tipos de mecanismos de comunicação. A comunicação Cliente/Servidor para aplicação SCADA…

O IEC 61850 define vários tipos de mecanismos de comunicação. A comunicação Cliente/Servidor para aplicação SCADA e o protocolo GOOSE para uma troca de mensagens de estado entre IEDs foram amplamente utilizados num tempo bastante curto. Atualmente, depois de anos de experiência com estes novos protocolos, também a aplicação de Sampled Values tornou-se um tema comum.

Introdução

Os Sampled Values (SV) são utilizados para a transmissão de valores instantâneos digitalizados das grandezas do sistema elétrico, principalmente as correntes e as tensões primárias. Assim, os SVs podem substituir as clássicas grandezas secundárias. Os SVs são publicados na rede da subestação e são subscritos por qualquer dispositivo que possa fazer uso deles.

Breve história dos Sampled Values

A ideia dos SVs é quase tão antiga como a aplicação de protocolos de comunicação em subestações. Mas no início, o desempenho das tecnologias de comunicação era, geralmente, suficiente para aplicações que não eram em tempo real como o SCADA. E mesmo onde eram aplicados conceitos em tempo real, as implementações SV eram completamente proprietárias dos fabricantes o que impediu uma maior aceitação do conceito.

Fred Steinhauser
OMICRON, Austria

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº49. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »