Durante os últimos 20 anos, o consumo de água duplicou em todo o mundo
Os grupos geradores desempenham um papel importante no fornecimento de energia e apoio a este tipo de instalações, uma vez que muitas delas dependem de uma fonte de energia complementar para satisfazer o seu consumo e manter a sua segurança.
Estas instalações dependem de equipamentos tecnológicos para as diferentes fases de tratamento e distribuição de água, bem como para a análise dos dados recolhidos. Além disso, utilizam equipamentos para a bombagem de água, cujo consumo de energia e picos de tensão são exigentes.
Em caso de falha de energia em estações de tratamento de águas residuais e estações de dessalinização, o impacto pode ser desastroso, pois para além de comprometer o processo de tratamento de água, pode levar à suspensão da sua distribuição, ou mesmo a situações danosas com elevado impacto ambiental e financeiro, como inundações e descargas de água não tratada.
Por conseguinte, para que estes sistemas funcionem de forma fiável e contínua, é necessário utilizar geradores de emergência para assegurar o fornecimento de energia em caso de falha. Além disso, existem outros casos em que, dependendo da localização destas estações, os geradores elétricos são utilizados para compensar o fornecimento necessário durante a época de verão.
Ao longo dos anos, a Grupel desenvolveu uma série de projetos dedicados a este setor, apoiando a distribuição de água de qualidade a pessoas de todo o mundo. Estas soluções são criadas de acordo com as normas e requisitos de cada instalação, são robustas e fiáveis, podem funcionar em modo contínuo ou de emergência e em paralelo, e têm alguns componentes extra que permitem um funcionamento otimizado e eficiente.
Abaixo, alguns exemplos do trabalho da Grupel no apoio ao setor da água:
ETAR, Austrália
A fim de apoiar uma estação de tratamento de águas residuais na Austrália, a Grupel concebeu e produziu um Projeto Especial que consiste em três (3) geradores de emergência de 1900 kVA, cada um, com motor MITSUBISHI e alternador STAMFORD.
O equipamento inclui um depósito de combustível de 1200L com tina de retenção, resistências de pré-aquecimento com bomba de circulação, um sistema de arrefecimento remoto, possibilidade de funcionamento paralelo, controlador da marca COMAP, e transformadores de tensão instalados no alternador.
ETAR, Qatar
Para apoiar uma estação de tratamento de água por osmose inversa no Qatar, a Grupel forneceu um gerador diesel de 2200 kVA, instalado num contentor de 40 pés, que inclui um motor PERKINS (com filtros de ar industriais) e um alternador STAMFORD.
O equipamento está apto a trabalhar sob temperaturas extremas e em condições de elevada humidade e poeira. Tem também uma sala de controlo separada da sala de geração, e todos os compartimentos são refrigerados.
ETAR, Suíça
A Grupel produziu um grupo eletrogéneo de 275 kVA para uma estação de tratamento de águas residuais na Suíça. A unidade tem motor e alternador GRUPEL e funciona em modo de emergência. Além disso, inclui sensores de temperatura, óleo e combustível, bem como uma resistência de pré-aquecimento e um olhal de elevação para facilitar o transporte. Desta forma, garante o fornecimento de energia à instalação em caso de falha de energia.
Estação de dessalinização, México
A Grupel levou a cabo um projeto especial para apoiar uma central de dessalinização em Guaymas, México, com 5 geradores e para funcionamento contínuo, fornecendo energia ininterrupta a esta estrutura de tratamento e transformação da água do mar.
Duas (2) das unidades têm 640 kVA de potência, motor VOLVO e alternador LEROY SOMER; as outras três (3) têm 930 kVA de potência, motor DOOSAN e alternador LEROY SOMER. Além disso, podem funcionar em paralelo entre si, têm tratamento para ambientes salinos, e incluem sinoblocos antissísmicos e depósitos de combustível de grande autonomia (1000L).
Estação de dessalinização, Marrocos
Para apoiar uma estação de dessalinização em Marrocos, a Grupel forneceu um projeto composto por geradores a diesel de 550 kVA cada com motor IVECO e alternador LEROY SOMER, que funcionam em modo de emergência.
Os equipamentos podem operar em paralelo, estão equipados com resistências anticondensação (para reduzir a humidade), sinoblocos antissísmicos e depósitos de combustível (de parede dupla), com grande autonomia (1000L), com flanges externas para ligar o sistema de enchimento e retorno de combustível.
Grupel, S.A.
Tel.: +351 234 790 070
www.grupel.eu
você pode gostar
-
ETAP e Schneider Electric apresentam gémeo digital a simular necessidades energéticas de fábricas de IA
-
Bresimar apresenta scanner de segurança SX5-B6
-
Relés de interface da Relpol na SAE
-
Soluções Schneider Electric enfrentam desafios de energia e sustentabilidade da IA
-
OBO Bettermann anuncia calhas WDK mais resistentes