Soluções integradas da Carlo Gavazzi para eficiência energética

Para que se possam cumprir os objetivos de eficiência energética, é importante o medir os consumos, automatizar os processos e analisar os todos os dados obtidos, para que se possa autuar num plano de poupança energética eficiente.

A eficiência energética é, hoje, uma necessidade premente tendo em conta as alterações climáticas, a necessidade de redução de poluição e dos níveis de CO2 e os custos energéticos, cada vez mais elevados.

Para que se possam cumprir os objetivos de eficiência energética, é importante o medir os consumos, automatizar os processos e analisar os todos os dados obtidos, para que se possa autuar num plano de poupança energética eficiente.

Esta é a visão da Carlo Gavazzi, especialista em sistemas de medição e análise para a eficiência energética.

Uma Plataforma única, múltiplas aplicações

Os novos edifícios eficientes em termos energéticos e a reforma e modernização de edifícios existentes são provavelmente das iniciativas mais importantes para a redução do consumo energético e limitação das emissões de CO2. A integração e comunicação dos dados, dos vários integrantes, como, contadores de energia, interfaces para controlo de iluminação via sistemas DALI, sistemas de deteção e de informação aos condutores para parques de estacionamento e das unidades concentradoras (Data logging systems), permite fornecer informação para que se possam identificar as tendências de consumo e tomar as medidas corretivas necessárias.

Automatizar e analisar

As gateways de monitorização e controlo como a UWP3.0 da Carlo Gavazzi, tem várias funções integradas como web-server, web-services e datalogger.

Os vários protocolos de comunicação disponíveis, tais como Modbus TCP/IP; Modbus Gateway TCP/RTU, BACnet IP, DALI, HTTP, HTTPS, FTP, FTPS, SFTP, DP (Data Push), SMTP, NTP, Rest-API, MQTT e IoT, certificado Microsoft Azure e compatíveis com Amazon AWS, facilitam a sua integração.

Estas plataformas, além de agregarem dados de energia, água, gás, entalpia e variáveis ambientais, permitem concentrar essa informação em memória (datalogger) e permitem ainda fazer o controlo de, por exemplo, climatização, iluminação e gestão de estacionamento.

Conclusão

É essencial conseguir maximizar a eficiência energética. A monitorização constante dos consumos permite ter informação detalhada sobre a instalação e desta forma, tomar decisões alavancadas no registo dos vários consumos, podendo minimizar situações anormais devidas a avaria ou má utilização dos recursos, e consequentemente reduzindo o custo energético e o impacto ambiental atingindo-se assim a máxima eficiência energética.

Carlo Gavazzi Unipessoal, Lda.
Tel.: +351 213 617 060 · Fax: +351 213 621 373
[email protected] · www.gavazziautomation.com/nsc/PT/PT/
linkedin.com/company/carlogavazzipt/

Translate »