SM AirSeT

SM AirSeT, a nova gama de quadros elétricos MT sem SF6

A Schneider Electric apresentou a sua nova gama de quadros elétricos de média tensão sem SF6, SM AirSeT, uma inovadora tecnologia que utiliza o ar puro como isolante e a tecnologia de interrupção de corte em vácuo.

A Schneider Electric apresentou a sua nova gama de quadros elétricos de média tensão sem SF6, SM AirSeT, uma inovadora tecnologia que utiliza o ar puro como isolante e a tecnologia de interrupção de corte em vácuo. A apresentação da gama SM AirSeT contou com Martina Tomé (Vice-President Power Systems Division, Schneider Electric Iberia), João Damas (Responsável Atividade Primária + Secundária, Schneider Electric Portugal) e Lucas Icandri (SF6 Free Global Launch Leader).

O SM AirSeT representa um importante passo em frente em termos de sustentabilidade porque elimina a necessidade de utilizar o SF6 (23 500 vezes mais poluente do que o CO2), e o ar que utiliza é sustentável por natureza, está livre de questões legislativas e não tem custos de reciclagem no final da sua vida útil, o que facilita o cumprimento dos objetivos de descarbonização das empresas.

Esta é uma solução eficiente porque conta com um novo mecanismo de funcionamento de alto desempenho, o CompoDrive, que multiplica em 10 vezes a resistência mecânica dos mecanismos convencionais e oferece novos acessórios opcionais de motorização Plug&Play e pré-cablados, facilitando a atualização e a instalação e reduzindo o tempo de implementação e montagem. A nova gama conserva a mesma operação, dimensões e ligações da sua antecessora, a gama SM6, para tornar esta transição o mais fácil possível. A nova gama da Schneider Electric também melhora a segurança dos operadores graças às suas potentes funções de controlo local, que permitem aos utilizadores operá-la a partir de um dispositivo inteligente sem interagir fisicamente com o equipamento. Importantes também são as suas capacidades digitais que permitem levar a manutenção ao nível seguinte, gerindo os ativos de forma eficiente para otimizar as operações de manutenção e aumentar a continuidade do serviço. A tecnologia de deteção sem fios, como os sensores térmicos e ambientais, proporciona aos operadores dados em tempo real sobre o estado dos ativos, para que possam programar a manutenção no momento perfeito. Os operadores podem ainda aceder facilmente à informação do ciclo de vida dos ativos através de um código QR que reúne toda a documentação relevante e também permite carregar novos dados. Todas estas capacidades digitais resultam numa maior otimização da vida útil do equipamento, para além de uma redução dos riscos e dos custos derivados do tempo de inatividade.

Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
pt-atendimento-cliente@schneider-electric.com · www.se.com/pt