Revista o electricista

sistemas de acionamento elétrico

Sistemas de acionamento elétrico

Mais de metade da energia elétrica gerada em todo o mundo é convertida em movimento mecânico e a importância dos acionamentos elétricos para transporte e movimento está em crescimento constante.

Enquanto os controladores de velocidade obsoletos sofrem perdas de até 40%, os sistemas modernos, controlados por frequência, podem atingir níveis de eficiência superiores a 95%. Estes são conversores de frequência que usam modulação de largura de pulso para controlar a velocidade do motor com quase nenhuma perda. O objetivo é ajustar de forma otimizada o conversor e o motor um ao outro, a fim de alcançar a maior eficiência global possível.

Medir simultaneamente a potência de entrada, o circuito intermediário e a potência de saída do conversor, bem como a potência mecânica dada pelo motor, é tudo menos trivial. Além da integração da tecnologia de sensores (sensores de corrente de banda larga para altas correntes, se necessário divisor de tensão, velocidade precisa e transmissores de torque), o dispositivo deve enfrentar o desafio de medir os sinais muito íngremes na saída do conversor. Esse ambiente é frequentemente descrito como severo, não apenas do ponto de vista da EMC.

Determinação da eficiência de um sistema de acionamento elétrico

Naturalmente, a questão-chave na análise de sistemas de acionamento elétrico é: qual a parte da energia elétrica na saída do conversor que se relaciona com a frequência básica relevante ao torque do motor e qual a parte para a faixa de frequência restante, particularmente o espetro harmónico? Para dar uma resposta precisa, há muito tempo é necessário realizar dois procedimentos de medição separados: uma medição sem filtros para estabelecer a potência de banda larga e outra medição de um sinal filtrado para determinar a potência em determinadas frequências ou uma análise FFT subsequente para medir o espetro harmónico.

Por um lado, este procedimento era moroso e, por outro, nem sempre se podia presumir que estavam presentes exatamente as mesmas condições durante a segunda medição, como na primeira. A inovadora arquitetura DualPath do LMG670 fornece todos os resultados necessários simultaneamente numa única medição, com máxima precisão, e a maior faixa de frequência do mercado – livre de efeitos de aliasing.

ADMedida Lda.
Tel.: +215 881 474 / 919 850 659 / 917 847319
www.admedida.pt / adm@admedida.pt