A 13 de outubro de 2022 foram apresentados os critérios técnicos do Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios (SCIE) para os Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA) – Nota Técnica #29. Parte integrante do SPDA é o Sistema de Proteção Interna, ou seja, os descarregadores de sobretensão transitória (DST).
O objetivo da Nota Técnica #29 é apoiar os autores de projeto, de medidas de autoproteção e todos os elementos envolvidos no cumprimento da regulamentação sobre instalação de SPDA nas fases de planeamento, construção, instalação e manutenção, enunciando e descrevendo os vários tipos de sistemas de proteção de descargas atmosféricas (SPDA), suas caraterísticas e especificações. A manutenção dos SPDA é obrigatória. Como consequência é imperativo realizar a manutenção do Sistema de Proteção Interna.
Seja baseado em nuvem (tempo real) ou manualmente, a Phoenix Contact possui dispositivos de teste e monitorização para aumentar a disponibilidade do sistema. As sobretensões podem sobrecarregar as instalações elétricas e os dispositivos de proteção destinados a protegê-las.
Quais as vantagens?
- Deteção do estado atual dos dispositivos de proteção contra sobretensões transitórias através de verificação preventiva;
- Alto padrão de qualidade e segurança: graças à adaptação automática dos algoritmos de verificação ou função de atualização para a versão mais recente;
- Utilização de mais-valias e serviços digitais com o ImpulseCheck.
O ImpulseCheck monitoriza os condutores ativos dos cabos ligados a um DST de energia. As medições são transmitidas automaticamente, via Internet, para a Proficloud, onde são processadas pela aplicação ImpulseAnalytics. Resulta, daqui a informação do estado de saúde do DST e, não menos importante, o registo dos eventos de descargas atmosféricas.
Existe também a possibilidade de realizar esta verificação através de um equipamento portátil: CHECKMASTER 2.
De acordo com a NP EN 62305-3, os dispositivos de proteção contra sobretensões transitórias têm de ser verificados regularmente. Além disso, a norma prescreve a documentação rastreável dos valores de teste. O ImpulseCheck monitoriza os DST em tempo real. Pode, a qualquer momento, emitir o estado atual para efeitos de documentação, premindo um simples botão.
A verificação com o CHECKMASTER 2 tem de ser realizada manualmente:
- Os conectores dos DST são encaixados na respetiva cassete de teste;
- A verificação efetiva é realizada de forma automática;
- O equipamento de teste CHECKMASTER 2 guarda todos os resultados na memória interna;
- A emissão dos valores de teste armazenados é possível imediata ou posteriormente;
- O protocolo de teste contém a designação do artigo e o resultado do teste com data e hora.
A Phoenix Contact possui as soluções que melhor sirvam os seus interesses, de forma a gerir os seus ativos e a segurança dos mesmos, da forma mais económica possível.
Phoenix Contact, S.A.
Tel.: +351 219 112 760
pt-info@phoenixcontact.com · www.phoenixcontact.pt