Sistema de controlo de acessos – princípios básicos

Sistema de controlo de acessos – princípios básicos

O sistema de controlo de acessos destina-se a restringir e controlar…

Função e o operacionalidade do sistema de controlo

O sistema de controlo de acessos destina-se a restringir e controlar o acesso a áreas específicas, deixando apenas passar pessoas previamente autorizadas e credenciadas para o efeito. A autorização é determinada por programação do software de gestão do sistema, segundo critérios de diferentes níveis de acesso, sujeitos a horários de validação distintos. A credenciação é processada por intermédio de equipamentos específicos, que serão analisados no ponto 2, dependendo o processo de credenciação do nível de segurança que se pretende implementar nas diversas zonas com acesso restrito.

A marcação do código, a aproximação do cartão ou a leitura dos dados biométricos é transmitida a uma unidade central que confirma a autorização, permitindo a abertura da porta de acesso ao espaço em causa. Por acção de um outro teclado, da leitura de um outro cartão/sensor ou pela actuação numa botoneira ou manípulo instalados no interior do acesso controlado, será permitida a abertura da porta. O contacto magnético acoplado ao sistema dará a informação à unidade central ao leitor do estado de posição da porta (aberta ou fechada). O sistema de controlo de acessos deve ser desactivado pelo SADI (Sistema Automático de Detecção de Incêndios), procedendo ao desbloqueamento de portas, e deve comunicar com o sistema de detecção de intrusão, caso exista, no caso de se verificarem situações anómalas, como a tentativa de utilização de autorizações/credenciações, caso exista, para orientação do sistema para vigilância da área em causa.

Usualmente, o sistema de controlo de acessos dispõe ainda das seguintes funções:

Manuel Bolotinha
Engenheiro Eletrotécnico – Energia e Sistemas de Potência (IST – 1974)
Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros
Consultor em Subestações e Formador Profissional

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº59. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »