Revista o electricista

Simon no Festival Internacional de Arquitetura Open House Madrid 2024

Simon no Festival Internacional de Arquitetura Open House Madrid 2024

La Casa de la Luz, o espaço emblemático da marca Simon em Madrid, dedicado à cultura da luz, abriu as suas portas por mais um ano para o Festival Internacional de Arquitetura Open House Madrid.

A Simon, empresa de referência em material elétrico e referência em design de iluminação e sistemas de controlo e de conetividade, voltou a associar-se ao prestigiado Festival Internacional de Arquitetura Open House Madrid na sua 10.ª edição, que decorreu de 26 a 29 de setembro de 2024. Esta é uma iniciativa que dá aos cidadãos a oportunidade de explorar mais de uma centena de espaços icónicos, inacessíveis ou recentemente inaugurados na cidade.

La Casa de la Luz, o espaço emblemático da marca Simon na capital, dedicado à cultura da luz, abriu as suas portas por mais um ano para este festival, tornando-se um ponto de encontro essencial, concebido para descobrir, aprender, partilhar e experimentar a luz num ambiente inovador e educativo.

Graças a esta iniciativa, tanto profissionais como entusiastas da arquitetura e do design, como estudantes, famílias e o público em geral, puderam desfrutar de um evento único. Este festival promoveu a sensibilização para o valor da arquitetura, permitindo que as pessoas compreendessem a importância de cada espaço e experimentassem a singularidade de edifícios que normalmente estão fechados ao público.

La Casa de la Luz, situada no rés-do-chão do edifício Oasis, em Madrid, oferece uma experiência única que convida a descobrir os espaços originais concebidos por Fernando Higueras. Permite apreciar todos os pormenores da renovação levada a cabo pela b720 Fermín Vázquez arquitectos. Este espaço de 1600 metros quadrados distribui-se por dois pisos, aliando requintadamente o design à funcionalidade. O design de interiores foi realizado pelo proeminente designer industrial e de interiores Antoni Arola, em colaboração com a arquiteta Beatriz Borque, responsável pelo projeto paisagístico.

No âmbito do Open House, no dia 17 de setembro, às 19:30, La Casa de la Luz, em Madrid, acolheu o evento Living Places Talks: sobre Arquitectura y Paisajismo, organizado pelo Living Places–Simon Architecture Prize, uma iniciativa apoiada pela empresa Simon e comissariada pela Fundació Mies van der Rohe, que visou reconhecer e premiar projetos de arquitetura que melhoraram a qualidade de vida por meio de espaços concebidos para o conforto e a funcionalidade das pessoas. Este encontro contou com a presença de Juan Tur Mc Glone, fundador do estúdio de arquitetura e arquitetura paisagista Walk, de Madrid, e de Sergi Carulla e Óscar Blasco, fundadores do estúdio de arquitetura e arquitetura paisagista Scob, de Barcelona. O encontro foi moderado por Anna Sala Giralt, curadora da Fundació Mies van der Rohe.

La Casa de la Luz da Simon no prestigiado Festival Internacional de Arquitetura Open House Madrid

Para os amantes da arquitetura de Fernando Higueras, a Simon ofereceu ainda um programa de visitas guiadas pela b720 Fermín Vázquez arquitectos nos dias 26 e 27 de setembro, das 10:00 às 11:30, onde foi possível desfrutar de um pequeno-almoço durante a visita, com uma capacidade limitada a 20 pessoas.

Outra das atividades programadas foi Ilumina2, um workshop familiar de arquitetura centrado em La Casa de la Luz, que teve lugar no dia 28 de setembro em dois horários diferentes: das 9:00 às 12:00 e das 12:30 às 14:30. Cada grupo teve uma capacidade limitada a 25 pessoas. Este workshop, concebido pela Chiquitectos para famílias com crianças a partir dos 8 anos, permitiu aos participantes explorar a arquitetura do edifício por meio de atividades práticas e lúdicas, utilizando várias ferramentas gráficas. O workshop centrar-se-ia na luz e no seu potencial transformador, proporcionando a oportunidade de trabalhar com maquetes e conhecer o trabalho de Fernando Higueras e Fermín Vázquez, da b720 arquitectos.

Simon – Material Elétrico, Lda.
www.simonelectric.com