A Simon, empresa de referência em material elétrico e referência em design de iluminação e sistemas de controlo e de conetividade, voltou a associar-se ao prestigiado Festival Internacional de Arquitetura Open House Madrid na sua 10.ª edição, que decorreu de 26 a 29 de setembro de 2024. Esta é uma iniciativa que dá aos cidadãos a oportunidade de explorar mais de uma centena de espaços icónicos, inacessíveis ou recentemente inaugurados na cidade.
La Casa de la Luz, o espaço emblemático da marca Simon na capital, dedicado à cultura da luz, abriu as suas portas por mais um ano para este festival, tornando-se um ponto de encontro essencial, concebido para descobrir, aprender, partilhar e experimentar a luz num ambiente inovador e educativo.
Graças a esta iniciativa, tanto profissionais como entusiastas da arquitetura e do design, como estudantes, famílias e o público em geral, puderam desfrutar de um evento único. Este festival promoveu a sensibilização para o valor da arquitetura, permitindo que as pessoas compreendessem a importância de cada espaço e experimentassem a singularidade de edifícios que normalmente estão fechados ao público.
La Casa de la Luz, situada no rés-do-chão do edifício Oasis, em Madrid, oferece uma experiência única que convida a descobrir os espaços originais concebidos por Fernando Higueras. Permite apreciar todos os pormenores da renovação levada a cabo pela b720 Fermín Vázquez arquitectos. Este espaço de 1600 metros quadrados distribui-se por dois pisos, aliando requintadamente o design à funcionalidade. O design de interiores foi realizado pelo proeminente designer industrial e de interiores Antoni Arola, em colaboração com a arquiteta Beatriz Borque, responsável pelo projeto paisagístico.
No âmbito do Open House, no dia 17 de setembro, às 19:30, La Casa de la Luz, em Madrid, acolheu o evento Living Places Talks: sobre Arquitectura y Paisajismo, organizado pelo Living Places–Simon Architecture Prize, uma iniciativa apoiada pela empresa Simon e comissariada pela Fundació Mies van der Rohe, que visou reconhecer e premiar projetos de arquitetura que melhoraram a qualidade de vida por meio de espaços concebidos para o conforto e a funcionalidade das pessoas. Este encontro contou com a presença de Juan Tur Mc Glone, fundador do estúdio de arquitetura e arquitetura paisagista Walk, de Madrid, e de Sergi Carulla e Óscar Blasco, fundadores do estúdio de arquitetura e arquitetura paisagista Scob, de Barcelona. O encontro foi moderado por Anna Sala Giralt, curadora da Fundació Mies van der Rohe.

Para os amantes da arquitetura de Fernando Higueras, a Simon ofereceu ainda um programa de visitas guiadas pela b720 Fermín Vázquez arquitectos nos dias 26 e 27 de setembro, das 10:00 às 11:30, onde foi possível desfrutar de um pequeno-almoço durante a visita, com uma capacidade limitada a 20 pessoas.
Outra das atividades programadas foi Ilumina2, um workshop familiar de arquitetura centrado em La Casa de la Luz, que teve lugar no dia 28 de setembro em dois horários diferentes: das 9:00 às 12:00 e das 12:30 às 14:30. Cada grupo teve uma capacidade limitada a 25 pessoas. Este workshop, concebido pela Chiquitectos para famílias com crianças a partir dos 8 anos, permitiu aos participantes explorar a arquitetura do edifício por meio de atividades práticas e lúdicas, utilizando várias ferramentas gráficas. O workshop centrar-se-ia na luz e no seu potencial transformador, proporcionando a oportunidade de trabalhar com maquetes e conhecer o trabalho de Fernando Higueras e Fermín Vázquez, da b720 arquitectos.
Simon – Material Elétrico, Lda.
www.simonelectric.com
você pode gostar
-
Sugestões Vulcano para o Dia Mundial da Terra
-
Instituto de Formação Vulcano promove curso sobre dimensionamento e instalação de piso radiante
-
F.Fonseca apresenta armadura LED RS PRO 5100 SC da STEINEL
-
Webinário técnico sobre novo Eplan Cable proD
-
Phoenix Contact promove webinar sobre cibersegurança em chão de fábrica