Revista o electricista

Série PISA-M, fusíveis eletrónicos na OLFER

Série PISA-M, fusíveis eletrónicos na OLFER

Os fusíveis eletrónicos de 4 canais PISA-M são essenciais para proteger os componentes e a fiação do sistema contra sobrecorrentes ou curtos-circuitos, além disso estes são os fusíveis eletrónicos de 4 canais mais pequenos do mercado. Venha conhecê-los com mais detalhe!

Os novos fusíveis eletrónicos de 4 canais PISA-M são a ferramenta indicada para a segurança e distribuição de energia para aplicações com requisitos de potência entre 90 W e 480 W.

Estes fusíveis fabricados pela PULS e distribuídos em Espanha e Portugal pela Electrónica OLFER, gerem a distribuição da corrente no lado secundário do sistema e permitem a sua separação em “ilhas de energia” mais pequenas e mais fáceis de manter. Os módulos protegem os componentes e a fiação do sistema contra sobrecorrentes ou curtos-circuitos e evitam falhas dispendiosas do sistema e tempos de inatividade. Além disso, estes dispositivos garantem a segurança e funcionalidade das suas fontes de alimentação. Resumindo, esses dispositivos melhoram a fiabilidade do sistema e economizam custos e espaço no gabinete.

Os PISA-M são, de longe, os fusíveis eletrónicos de 4 canais mais pequenos do mercado. A largura de todos os seus modelos é de apenas 22,5 mm, pelo que se adaptam a qualquer sistema. A série PISA-M oferece vários modelos: os que possuem 4 saídas com corrente fixa (2, 4, 6 e 8 A), e o modelo PISA-M4ADJ, com o qual é possível ajustar cada uma das 4 saídas para 1, 2, 3, 6 ou 8 A. Em todos os modelos, cada canal é independente, o que significa que se houver sobrecarga num, os outros continuam a funcionar.

Estes fusíveis eletrónicos são adequados para fontes de 12 e 24 V e pode ter uma proteção rápida ou uma mais lenta. Os canais desarmados são redefinidos utilizando os botões frontais ou remotamente, através de um sinal, e suportam picos de entrada de 1500 V e são equipamentos de classe III. Além disso, possuem um terminal negativo adicional, para conetar as cargas com mais facilidade. Caso a fonte ultrapasse os 20 A, o terminal negativo deve ser conetado diretamente nas cargas, assim o equipamento fica protegido caso detete uma queda de tensão (possível excesso de cargas conjuntas, embora nenhuma ultrapasse a corrente máxima).

O início das saídas é feito sequencialmente, com atraso de 100 ms entre elas. Adicionalmente, este produto possui um sistema inteligente, que compara a corrente de entrada e saída. Se houver algum problema, o equipamento está protegido. Além disso, o modelo programável possui um protocolo digital simples, que permite a sua configuração e monitorização. Outras características importantes são os conectores rápidos (plug and play) na parte frontal, que permitem uma instalação rápida sem ferramentas; e os LEDs multicoloridos, que mostram o status de cada canal de saída em tempo real. Por fim, cada canal está equipado com um botão que pode ser usado para ligar, desligar e reiniciar as saídas.

OLFER
Tel.: +351 234 198 052 · Fax: +351 234 198 053
portugal@olfer.com · www.olfer.com