Revista o electricista

Seminário "O Futuro das Instalações Elétricas e Telecomunicações”

Seminário “O Futuro das Instalações Elétricas e Telecomunicações” reuniu especialistas e entidades do setor

O Seminário “O Futuro das Instalações Elétricas e Telecomunicações” que decorreu no dia 7 de novembro discutiu temas sobre o futuro das instalações elétricas e telecomunicações em Portugal, o avanço tecnológico e as novas regulamentações do setor, a transição energética em vigor.

O Instituto Eletrotécnico Português (IEP) organizou, no IAPMEI em Lisboa, o Seminário “O Futuro das Instalações Elétricas e Telecomunicações” no dia 7 de novembro. O evento contou com a presença de especialistas e representantes das entidades do setor para debater os principais desafios e tendências do setor em Portugal. Entre os especialistas no setor estiveram Fernando Martins da ENSE – Entidade Nacional para o Setor Energético, Pedro Carreira a representar a E-Redes, Gil Maltez e Jorge Ribeiro do IEP, assim como Raúl Simplício da Gestvolt.

Durante o evento foram discutidos diversos temas sobre o futuro das instalações elétricas e telecomunicações em Portugal, o avanço tecnológico e as novas regulamentações do setor, a transição energética em vigor também foi abordada, destacando-se a importância da eletrificação crescente da sociedade como uma consequência direta dessa transição. Um dos pontos de discussão foi a necessidade de atualização e criação de legislações adequadas para o setor. Com a crescente digitalização e automação, os participantes enfatizaram a importância de regulamentos claros que abordem questões de segurança, eficiência energética e interoperabilidade. Um diálogo constante entre o setor público e privado também foi apontado como fundamental para o estabelecimento de normas coerentes e alinhadas com os avanços tecnológicos. Além disso, a execução de infraestrutura de telecomunicações foi destaque durante o seminário. Com a crescente demanda por conetividade e o esperado aumento no número de dispositivos conetados, os especialistas ressaltaram a importância de uma infraestrutura robusta e avançada. Foram também exemplificados alguns erros de execução das ITED que colocam em causa a sua qualidade e o cumprimento de requisitos legais. Depois da intervenção dos oradores, dedicou-se cerca de uma hora a um momento de mesa redonda: os oradores responderam a diversas questões colocadas pelos participantes do seminário.

O seminário sobre o futuro das instalações elétricas e telecomunicações em Portugal proporcionou uma visão clara dos principais desafios e oportunidades técnicas e legislativas que o setor enfrentará nos próximos anos. As empresas precisarão de se manter competitivas acompanhando os avanços tecnológicos, investindo em formação e desenvolvendo soluções seguras e eficientes. E a criação de regulamentos claros e atualizados será fundamental para garantir a harmonia entre inovação e segurança no setor.

IEP – Instituto Electrotécnico Português
Tel.: +351 229 570 000/15 · Fax: +351 229 530 594
[email protected] · www.iep.pt

Translate »