sem uma infraestrutura poderosa e abrangente, a digitalização atinge os seus limites

“sem uma infraestrutura poderosa e abrangente, a digitalização atinge os seus limites rapidamente”

A transformação digital da nossa sociedade está a colocar novos desafios para as empresas…

A transformação digital da nossa sociedade está a colocar novos desafios para as empresas. A mudança digital que atual, impulsionada sobretudo por iniciativas como a Indústria 4.0, deixou evidente que não estão apenas a mudar os modelos de negócios e os produtos como também os processos de trabalho e a colaboração entre os funcionários e os clientes. Esta tendência para a digitalização na indústria requer novas soluções mesmo para componentes que anteriormente eram de natureza puramente eletromecânica. Estes componentes podem armazenar e analisar dados em interfaces dentro de sistemas e comunicar os resultados à Administração, e continuarão a fazê-lo no futuro. Isto levará à criação de novas infraestruturas, produtos, serviços e modelos de negócio, que por sua vez permitirão novas interligações inteligentes.

Tudo isto requer uma infraestrutura fiável e abrangente porque nenhuma energia, sinais ou dados podem ser transmitidos sem as ligações adequadas. Além dos novos conceitos de transmissão e distribuição de energia, a tecnologia de automação do futuro também dependerá do fluxo de informações sem interferências ou perdas. E sem uma infraestrutura potente e abrangente, a digitalização atinge rapidamente os seus limites.

Por isso a importância dos conectores e cabos continuará a crescer no futuro. Este desenvolvimento é muito influenciado por três tendências: digitalização, descentralização e miniaturização. No ambiente industrial, um número crescente de funções está a mudar para o nível do dispositivo e do campo, o que significa que haverá uma procura crescente para uma ligação abrangente entre os dispositivos ao longo dos eixos horizontal e vertical da pirâmide de automação.

Weidmüller

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº66. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »