A transformação digital da nossa sociedade está a colocar novos desafios para as empresas. A mudança digital que atual, impulsionada sobretudo por iniciativas como a Indústria 4.0, deixou evidente que não estão apenas a mudar os modelos de negócios e os produtos como também os processos de trabalho e a colaboração entre os funcionários e os clientes. Esta tendência para a digitalização na indústria requer novas soluções mesmo para componentes que anteriormente eram de natureza puramente eletromecânica. Estes componentes podem armazenar e analisar dados em interfaces dentro de sistemas e comunicar os resultados à Administração, e continuarão a fazê-lo no futuro. Isto levará à criação de novas infraestruturas, produtos, serviços e modelos de negócio, que por sua vez permitirão novas interligações inteligentes.
Tudo isto requer uma infraestrutura fiável e abrangente porque nenhuma energia, sinais ou dados podem ser transmitidos sem as ligações adequadas. Além dos novos conceitos de transmissão e distribuição de energia, a tecnologia de automação do futuro também dependerá do fluxo de informações sem interferências ou perdas. E sem uma infraestrutura potente e abrangente, a digitalização atinge rapidamente os seus limites.
Por isso a importância dos conectores e cabos continuará a crescer no futuro. Este desenvolvimento é muito influenciado por três tendências: digitalização, descentralização e miniaturização. No ambiente industrial, um número crescente de funções está a mudar para o nível do dispositivo e do campo, o que significa que haverá uma procura crescente para uma ligação abrangente entre os dispositivos ao longo dos eixos horizontal e vertical da pirâmide de automação.
Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº66. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
[contact-form-7 id=”442″ title=”oe 66″]
Outros artigos relacionados
- Artigo “Com o aumento da digitalização, é necessária uma infraestrutura de rede para a IIoT” da edição 76 da revista “o electricista”;
- Dossier “Telecomunicações e segurança” da edição 76 da revista “o electricista”;
- Artigo de Opinião “Redimensionar as UPSs: uma parte indispensável dos Data Centers” da revista “o electricista”;