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Saiba tudo sobre veículos elétricos

Saiba tudo sobre veículos elétricos

Os carros elétricos têm muitas vantagens – baixos custos de manutenção e de utilização, uma condução mais silenciosa e são mais amigos do ambiente.

Por tudo isto estima-se que em 2025, os carros elétricos representem 10% das vendas globais de veículos de passageiros, subindo para 28% em 2030 e 58% em 2040. Mas o mundo dos veículos elétricos é novo para a generalidade das pessoas, por isso vamos dar resposta às suas questões mais frequentes:

Qual a diferença entre um Veículo Elétrico e o Veículo a Combustão Interna?

O veículo a combustão utiliza o motor de combustão interna que converte a energia calorífica em energia mecânica responsável pela locomoção do carro. O motor queima combustível dentro da câmara de combustão, e essa queima cria um movimento rotativo transmitido para as rodas do carro que permite que o veículo se mova. O motor pode ser a gasolina ou a diesel (geralmente usado nos veículos pesados como camiões). No motor a gasolina há uma ignição da mistura ar/combustível por uma centelha elétrica gerada pela vela de ignição e no motor a diesel, o calor gerado pela compressão do ar dentro do cilindro inflama o combustível diesel.

Este tema já foi abordado em artigos publicados na revista “o electricista”. Tenha acesso a todos artigos de forma gratuita, para tal só tem que efetuar a Assinatura Digital e terá acesso a todas as edições.

Por outro lado, os veículos elétricos normalmente utilizam um ou mais motores elétricos que são alimentados por uma bateria carregável com eletricidade, através de um posto de carregamento público ou nas nossas casas. Estes veículos têm a vantagem de serem mais sustentáveis e eficientes em termos de consumo energético, geram menos poluição e são mais silenciosos.

Assim sendo podemos resumir as diferenças no quadro seguinte:

DiferençasVeículos com motor combustãoVeículos elétricos
Fonte de energiaCombustão fóssilBateria elétrica
AutonomiaMenorMaior
Valor de aquisiçãoMenorMaior
Despesas de manutençãoMaiorMenor
Custo de abastecimentoTendencialmente maiorMenor
Emissões de CO2MaiorZero
RuídosMais barulhentoSilencioso

Os carros elétricos são todos iguais?

Não. Na verdade existem 3 tipos de veículos elétricos:

  • 100% elétrico, BEV (Battery Electric Vehicle) ou Elétrico Puro que utiliza como meio exclusivo de propulsão um ou dois motores elétricos alimentados por baterias. Estes veículos são carregados através de ligação à rede elétrica. Atualmente, nesta categoria existem veículos de passageiros, de mercadorias ligeiros e pesados, ciclomotores, motociclos, quadriciclos, triciclos, bicicletas, trotinetes, barcos e aviões.
  • Híbrido em série, REX, BEVx ou Veículo Elétrico com extensor de Autonomia. É muito semelhante ao veículo 100% elétrico mas tem um motor extra com outro combustível que funciona como gerador para carregar as baterias do veículo em andamento. Só utiliza o motor elétrico como meio de propulsão para se deslocar e as baterias podem ainda ser carregadas através de uma ligação à rede elétrica.
  • Híbrido Plug-In ou PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicle) ou híbrido Plug-In que se desloca com a motorização elétrica e/ou com um motor a combustível. E as baterias podem ser carregadas através de uma ligação à rede elétrica.

Que autonomia possui um carro elétrico?

Depende do modelo do carro, do tipo de bateria que possui, do estilo de condução e do tipo de percurso (estradas citadinas ou autoestradas, com menos ou mais subidas, entre outras caraterísticas).

Nos novos modelos de veículos elétricos, a autonomia ronda os 300 kms com um carregamento. Mas se for para distâncias curtas – como casa-trabalho-casa – com cerca de 40 a 80 kms diários, são adequados até os carros elétricos menos autónomos. Mas se a autonomia for um fator importante opte por um veículo híbrido ou híbrido Plug-in.

Como posso carregar um veículo elétrico?

Um veículo elétrico pode ser carregado em qualquer tomada doméstica, havendo uma cada vez maior Rede de Carregamento em Portugal e no resto da Europa.

O tempo que demora a ser feito um carregamento depende de muitos fatores como o tipo de veículo, o tipo de bateria e o nível da carga, o tipo de corrente (tomada doméstica ou num PCR – Posto de Carregamento Rápido), a temperatura (a temperatura extrema – seja frio ou calor – influencia o tempo de carregamento).

Caso seja necessário desbloquear um Posto de Carregamento público é necessário um cartão com tecnologia RFID. Em postos da rede pública de carregamento (pagos ou gratuitos) deverá utilizar um cartão associado ao CEME – Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica. Os cartões são gratuitos.

Quanto tempo demoro a carregar um veículo elétrico?

Depende do posto de carregamento:

  • Posto de carregamento normal (3,7 kVA): entre 6 e 8 horas para os 100%.
  • Posto de carregamento semi-rápido (22 kVA): cerca de 1 hora para os 80%, podendo haver alterações consoante as caraterísticas do carregador integrado no veículo.
  • Posto de carregamento rápido: entre 20 e 30 minutos para os 80%.

Que tipos de pontos de carregamento elétrico existem em Portugal?

PCN – Postos de Carregamento Normal são todos os postos que permitem o carregamento de um veículo elétrico, na via pública ou em espaços privados, até 22 kW. Atualmente a rede de PCN públicos da rede Mobi.E é paga desde 01 de julho de 2020. Existem 2 tipos de fichas disponíveis no PCN para carregamento em Corrente Alternada (CA):

2 tipos de fichas disponíveis no PCN

PCR ou Postos de Carregamento Rápido são pontos de carregamento que permitem o carregamento de um veículo elétrico, na via pública ou em espaços privados, acima dos 22 kW. Há aqui 2 tipos de fichas para carregamento em Corrente Contínua (CC):

2 tipos de fichas para carregamento em Corrente Contínua

Ainda existem PCRs que permite o carregamento em Corrente Alternada (CA) e em Corrente Contínua (CC) com 3 tomadas disponíveis:

Tomadas para  carregamento em Corrente Alternada (CA) e em Corrente Contínua (CC)

Importante referir que os PCRs devem ser escolhidos, apenas, em situações de viagens longas ou deslocações de emergência, em que necessite de carregar o seu veículo rapidamente e seguir viagem. Procure adaptar a sua rotina para que o carregamento seja efetuado em PCNs, em casa ou no trabalho, porque os carregamentos rápidos consecutivos podem diminuir a vida útil de uma bateria de um veículo elétrico. Mas, este desgaste, devido a consecutivos carregamentos rápidos de uma bateria, só se verificou em casos extremos (exemplos, táxis e TVDE).

SuC – Super Carregadores Tesla foram criados pelo Tesla e apenas os veículos desta marca podem ser carregados. Em Portugal existem 7 estações de Super Carregadores Tesla, distribuídas de Norte a Sul. Na Europa existem 480 estações de Super Carregadores Tesla e a nível mundial existem 16 585. Nestes postos o carregamento é feito até 150 kWh (3 vezes mais do que os PCRs comuns de 50 kWh) com uma tomada com um encaixe parecido com a tomada Tipo 2/Mennekes. Os carregamentos efetuados nas estações de Super Carregadores Tesla são cobrados na conta de cliente Tesla, com tarifas que variam entre os vários SuC de carregamento.

Tomada Tipo 2/Mennekes

TDC – Tesla Destination Chargers são PCN – Postos de Carregamento Normal que disponibilizam uma tomada de carregamento exclusiva para os veículos Tesla e uma outra tomada (Tipo 2/Mennekes) para os restantes veículos elétricos. Os equipamentos desta rede chamam-se TDC – Tesla Destination Chargers e podem ser encontrados em locais públicos de acesso público, ou em espaços privados de acesso público, localizados em parques de estacionamento de estabelecimentos de restauração ou hoteleiros.

Qual a durabilidade de uma bateria de um veículo elétrico?

Segundo a Associação de Utilização de Veículos Elétricos (UVE), a bateria deste tipo de veículos pode ter uma vida útil até 30 anos, passando por 3 etapas: a utilização da bateria no veículo, a reutilização da bateria para armazenamento de energia e a reciclagem da bateria. Para assegurar a longevidade das baterias é importante que os proprietários destes automóveis façam uma boa utilização.

Para preservar as baterias devem evitar-se carregamentos diários e consecutivos nos postos de carregamento rápido, bem como manter a carga da bateria entre os 10% e os 80%, sem deixar que o nível de bateria fique abaixo do primeiro valor nem carregar sempre até aos 100%. Desta forma é possível evitar que o rendimento seja afetado a curto prazo, permitindo que dure mais de 15 anos, segundo a UVE.

Qual o custo de 100 km com um automóvel elétrico?

Segundo um estudo feito pela UVE, percorrer 100 km com um carro elétrico é mais barato do que com um carro a combustão, com motor a gasolina ou gasóleo:

  • Num automóvel com motor a gasolina, o custo médio pode chegar aos 11€ (consumo de 7 litros aos 100 km).
  • Num automóvel com motor a gasóleo, o custo médio pode chegar aos 8,5€ (consumo de 6 litros aos 100 km).
  • Num automóvel elétrico com carregamento num posto de carregamento rápido, tem um custo médio que pode chegar aos 6€ (consumo de 15 kWh/100 km).
  • Um automóvel elétrico com carregamento feito em casa com tarifa simples, o custo médio pode ir até aos 2,70€ (consumo de 15 kWh/100 Km).
  • Num automóvel elétrico com carregamento efetuado em casa com tarifa bi-horária (vazio) apresenta um custo médio que pode chegar a 1,65€ (consumo de 15 kWh/100 Km).

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