A Júlia, a Marisa e as gémeas Natália e Natacha têm sido fundamentais na fase de simulação e experimentação do Safeair, o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado que promete renovar a forma como se trabalha a qualidade do ar em ambientes interiores.
É no Laboratório de Energias Renováveis, da Universidade do Algarve, que se encontram estes manequins que simulam pessoas a respirar. Através de pulmões artificiais, é inalado ar e verificada a concentração de dióxido de carbono que alguém emite e alguém respira.
Se num espaço normal, os sistemas implantados centram-se no ar que entra, neglegenciando muitas vezes o que circula e sai, no projeto Safeair a lógica é outra. Focado na melhoria da qualidade do que se respira, o novo sistema AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) baseia-se na ventilação personalizada.
Na prática, este sistema energeticamente sustentável tem dispositivos de ventilação que criam cortinas de ar junto das superfícies e dispositivos de extração, localizados acima das cabeças dos ocupantes da sala, o que garante uma extração mais eficiente dos contaminantes libertados por cada indivíduo.
Grupo Rolear
Tel.: +351 289 860 300
marketing@rolear.pt · www.rolear.pt
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº78. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “A difusão de ar nos diversos locais (1ª parte)” da edição 75 da revista “o electricista”;
- Dossier “Sistemas de ventilação e climatização em edifícios” da edição 49 da revista “o electricista”;