Safeair

Safeair – Rolear colabora com Universidade do Algarve em projeto de investigação na área do AVAC

A má qualidade do ar nos espaços por onde circulamos é, muitas vezes, causa de dor de cabeça, olhos irritados, náuseas ou sono. A Rolear e a Universidade do Algarve aceitaram o desafio para desenvolver um sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado que minimize esses problemas num projeto cujo protótipo deve estar pronto em julho.

A Júlia, a Marisa e as gémeas Natália e Natacha têm sido fundamentais na fase de simulação e experimentação do Safeair, o sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado que promete renovar a forma como se trabalha a qualidade do ar em ambientes interiores.

É no Laboratório de Energias Renováveis, da Universidade do Algarve, que se encontram estes manequins que simulam pessoas a respirar. Através de pulmões artificiais, é inalado ar e verificada a concentração de dióxido de carbono que alguém emite e alguém respira.

Se num espaço normal, os sistemas implantados centram-se no ar que entra, neglegenciando muitas vezes o que circula e sai, no projeto Safeair a lógica é outra. Focado na melhoria da qualidade do que se respira, o novo sistema AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) baseia-se na ventilação personalizada.

Na prática, este sistema energeticamente sustentável tem dispositivos de ventilação que criam cortinas de ar junto das superfícies e dispositivos de extração, localizados acima das cabeças dos ocupantes da sala, o que garante uma extração mais eficiente dos contaminantes libertados por cada indivíduo.

Grupo Rolear
Tel.: +351 289 860 300
[email protected] · www.rolear.pt

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº78. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Outros artigos relacionados

Translate »