Revista o electricista

retrofit inteligente e monitorização da condição da máquina

retrofit inteligente e monitorização da condição da máquina

Criar valor agregado com soluções de sensores IIoT

Atualmente, os sensores que são capazes de comunicar permitem que as condições das máquinas, instalações e processos sejam monitorizados de forma abrangente. Os dados do sensor coletados fornecem uma gama de informações, que podem ser usados para detetar erros num estágio inicial, revisar cursos de ação, otimizar processos e até mesmo, implementar modelos de negócios totalmente novos. Isso gera um genuíno valor agregado, mas requer que os sensores estejam conetados à Internet Industrial das Coisas (IIoT). Isso permite que os dados do sensor sejam imediatamente encaminhados e avaliados de forma automática, por exemplo para emitir alertas antecipados e mensagens de erro.

Em instalações já existentes, sobretudo em máquinas e dispositivos, muitas vezes ainda não existem sensores com capacidade de comunicação necessários para a monitorização de condições. Nestes casos estão disponíveis soluções de retrofit, fáceis de instalar e económicas de operar.

Os benefícios da Internet Industrial das Coisas (IIoT)

A IIoT significa a interconexão de máquinas e dispositivos industriais conetados à Internet, onde comunicam com outros sistemas. Isso também inclui sensores e atuadores com capacidade de comunicação. A IIoT permite que os dados sejam recolhidos, trocados e analisados.

Os valores obtidos formam a base para informações e descobertas, muito vantajosas para uma empresa no seguinte: redução de custos ao evitar atividades de manutenção desnecessárias, maior fiabilidade graças ao desgaste precoce e deteção de erros, maior eficiência com a otimização direcionada dos processos de produção, maior agilidade com monitorização de máquinas e instalações em qualquer local, melhor qualidade devido à operação mais fiável de máquinas e instalações e melhor experiência do utiliador com fácil acesso a dados e análises.

Joachim Franz Kastner
Strategic Program Manager for sensor solutions
Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A.

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº 84. Pode também solicitar apenas este artigo através do email[email protected]

Translate »