No início de 2025, a utilização da infraestrutura pública subiu 51% face a janeiro de 2024, em número de carregamentos, e 52% em número de utilizadores.
Em janeiro de 2025, a rede Mobi.E registou mais de 605 mil carregamentos, representando uma subida de 51% face ao período homólogo, efetuados por mais de 101 mil utilizadores distintos, mais 52%, relativamente a janeiro de 2024.
Em energia consumida, foram registados cerca de 13 126 MWh, o que significa um aumento de 68% em comparação com o mesmo mês do ano passado.
O crescimento contínuo da rede é um dos principais fatores que impulsiona os resultados positivos, acompanhando o aumento do número de veículos elétricos. No final do mês de janeiro, a rede Mobi.E contava com mais de 5800 postos de acesso público, equivalendo a cerca de 10 800 pontos de carregamento. Neste período, os utilizadores tinham à sua disposição mais de 2200 postos de carregamento rápido ou ultrarrápido, representando 37,9% do total da rede.
Relativamente ao impacto da rede Mobi.E no ambiente, em janeiro, foram poupadas mais de 10 500 toneladas de CO2. Seriam necessárias mais de 174 500 árvores com 10 anos, em ambiente urbano, para reter o mesmo dióxido de carbono.
Existem, atualmente, em média, 88 tomadas por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas em média 120 tomadas.
Pode ter acesso a esta e outra informação no website da MOBI.E, no portal MOBI.Data em www.mobie.pt/mobidata/data.
Dados da rede Mobi.E
A rede Mobi.E integra atualmente cerca de 30 Comercializadores de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) e 100 Operadores de Pontos de Carregamento (OPC). A Mobi.E foi criada para participar na crescente expansão da mobilidade elétrica como a primeira rede de carregamento de nível nacional do mundo. Oferece uma estrutura de mercado baseada na concorrência, atuando como intermediária entre os vários fornecedores e parceiros de roaming, ao mesmo tempo que assegura a completa interoperabilidade e integração de todos os participantes.
você pode gostar
-
ETAP e Schneider Electric apresentam gémeo digital a simular necessidades energéticas de fábricas de IA
-
Relés de interface da Relpol na SAE
-
Webinário técnico sobre novo Eplan Cable proD
-
Soluções Schneider Electric enfrentam desafios de energia e sustentabilidade da IA
-
OBO Bettermann anuncia calhas WDK mais resistentes