Revista o electricista

Rede de Espaços Energia promove eficiência energética

Rede de Espaços Energia promove eficiência energética

Os Espaços Energia irão oferecer apoio técnico aos cidadãos e aconselhamento sobre eficiência energética e irão ter mesmo balcões físicos. Saiba mais nesta notícia!

O Governo vai criar 50 Espaços Energia até ao final do primeiro trimestre de 2025, que irão oferecer apoio técnico e aconselhamento sobre eficiência energética, energias renováveis e programas de financiamento para melhorias energéticas.

O projeto, apresentado a meados de janeiro de 2025 no Ministério do Ambiente e Energia, em Lisboa, terá um financiamento de três milhões de euros, assegurado pelo Fundo Ambiental. Segundo informação divulgada pelo ministério tutelado por Maria da Graça Carvalho, os Espaços Energia vão ser implementados pelas câmaras municipais, juntas de freguesia e comunidades intermunicipais, com o apoio técnico e monitorização da Agência para a Energia (ADENE).

Estes Espaços Energia terão mesmo balcões físicos e irão prestar apoio técnico aos cidadãos, oferecendo informação e aconselhamento sobre eficiência energética, energias renováveis e programas de financiamento para melhorias energéticas. Cada espaço poderá receber um financiamento até 50 mil euros, com um limite de 300 mil euros por beneficiário. Nos Espaços Energia serão ainda recolhidos dados para o Observatório Nacional de Pobreza Energética, contribuindo para a formulação de políticas públicas mais eficazes.