ReBeL: igus apresenta o cobot mais leve do mundo

Para permitir a implementação rápida e barata de conceitos de robótica colaborativa interativa, a igus desenvolveu a nova geração do ReBeL. O robot em plástico de baixo peso tem um sistema de transmissão tribológico totalmente integrado com motor, encoder, sistema de controlo de força e controlador.

Automação muito fácil: com o novo ReBeL, a igus apresenta agora um cobot em plástico que pesa apenas 10 kg. Juntamente com os baixos custos, baixa manutenção e operação simples, o ReBeL possibilita ideias novas e inovadoras em robótica colaborativa em pequenas empresas e startups – desde a utilização em drones agrícolas até ao apoio móvel como ajuda doméstica.

Na enfermagem, em máquinas dispensadoras, no campo ou em fábricas, os robôs colaborativos de baixo peso podem ajudar a automatizar tarefas monótonas. Para permitir a implementação rápida e barata de conceitos de robótica colaborativa interativa, a igus desenvolveu a nova geração do ReBeL. O robot em plástico de baixo peso tem um sistema de transmissão tribológico totalmente integrado com motor, encoder, sistema de controlo de força e controlador. Os componentes eletrónicos no sistema de transmissão totalmente integrado, permitem a colaboração entre robôs e humanos (HRC). Isto porque a tecnologia do encoder permite que as forças e o binário sejam determinados e limitados através da corrente do motor em combinação com a medição do ângulo. Para isso, a igus depende de um encoder duplo, no qual é efetuada uma medição à frente e atrás da articulação. Isto deteta forças e níveis de binário e responde em conformidade.

A utilização de plástico no ReBeL resulta num design extremamente compacto e leve. Com um peso líquido inferior a dez quilos, o robot é o cobot mais leve do mercado. A sua carga útil é de 2 kg e tem um alcance de 700 mm. Graças ao baixo preço base, inferior a 4000 euros, incluindo o sistema de controlo, o ReBeL pode mesmo ser utilizado em áreas onde a utilização da robótica anteriormente não valia a pena. Muitas ideias inovadoras estão agora a tornar-se viáveis: desde a utilização num sistema automático de veículos guiados até à utilização como barman.

Muitas empresas estão atualmente a mostrar o que é possível com a automação low-cost“, diz Alexander Mühlens, Diretor da Tecnologia de Automação na igus. “Um exemplo, na indústria têxtil, na ADOTC. Aqui um braço robótico articulado da igus efetua o fornecimento e remoção automática de peças têxteis de e para a máquina de costura. Uma vez que os preços da energia para robots são comparáveis a nível mundial, este produto automatizado vale mesmo a pena.”

Para além do preço, a igus também reduz outros obstáculos iniciais, tais como a complexidade. Por exemplo, o novo ReBeL, tal como os outros braços robóticos articulados, robots delta ou sistemas de módulos lineares multiaxiais da igus, podem ser testados e operados muito facilmente. Para este fim, a igus oferece o software de controlo gratuitamente. É fácil de definir e simular os movimentos do robot rapidamente. Isto reduz os custos de colocação em funcionamento às empresas e torna-as menos dependentes dos integradores.

Aqueles que necessitam de mais apoio podem também utilizar o novo serviço RBTXpert, que ajuda na seleção da solução certa de automação low-cost. Após uma consulta online gratuita com o RBTXpert, o sistema de automação adequado pode ser testado. Com base nos testes, o RBTXpert pode enviar uma proposta ao cliente. Isto é possível graças ao supermercado de automação low-cost RBTX.com onde componentes, hardware e software de diferentes fabricantes podem ser encontrados. Entre eles estão várias cinemáticas de robots, câmaras, GUIs, pinças, fontes de alimentação, motores, sensores e sistemas de controlo. De acordo com a norma “Construir ou Comprar“, os clientes podem configurar componentes à medida para as suas soluções robóticas e encomendá-los diretamente.

igus®, Lda.
Tel.: +351 226 109 000
[email protected] · www.igus.pt
pt.linkedin.com/company/igus-portugal
www.facebook.com/IgusPortugal

Translate »