A crescente utilização de cargas não lineares em instalações elétricas tem revolucionado a forma como se opera e controla sistemas elétricos, oferecendo ganhos significativos em termos de eficiência energética. No entanto, esta evolução também traz consigo desafios complexos que exigem uma compreensão técnica aprofundada e soluções adequadas.
Em instalações elétricas modernas, as cargas não lineares, como os acionamentos estáticos e os equipamentos eletrónicos de potência, introduzem correntes harmónicas — correntes com frequências múltiplas da frequência fundamental. Estas correntes são responsáveis por distorções nas formas de onda de corrente e tensão, causando impactos negativos na operação e fiabilidade do sistema elétrico. As distorções de tensão harmónica podem degradar o desempenho de outras cargas, aumentar as perdas de energia e até mesmo danificar componentes críticos do sistema.
Além disso, em instalações onde se utilizam capacitores para a correção do fator de potência, as correntes harmónicas podem provocar fenómenos de ressonância. A ressonância harmónica pode resultar em sobretensões perigosas, levando à falha de capacitores e outros equipamentos, ameaçando a integridade de todo o sistema elétrico.
A formação especializada em “Qualidade de Energia nas Instalações Elétricas”, promovida pelo IEP – Instituto Eletrotécnico Português, durante o mês de setembro de 2024, aborda estes desafios de forma sistemática e prática. Ao participar deste curso, os profissionais adquirem competências essenciais para: identificação de harmónicas; compreensão de normas e tolerâncias e soluções práticas.
Projetada para os envolvidos nas fases de projeto, instalação e manutenção de sistemas eletroeletrónicos, esta formação com uma abordagem prática e orientada para casos reais, é fundamental para elevar a qualidade e a segurança das operações em ambientes industriais e comerciais.
A formação está dividida em 3 módulos:
O Módulo I aborda definições de Cargas Lineares e Harmónicas, focado nos fundamentos das cargas em tensão alternada, características de cargas lineares e não lineares, definição e modelamento de harmónicas e os impactos associados nas instalações elétricas.
No Módulo II serão expostas as medições e Identificação das Harmónicas, incluindo práticas de medição, uso de instrumentos especializados e técnicas de identificação para avaliação precisa da qualidade de energia.
O Módulo III apresenta a compensação reativa e ressonância, explorando métodos de compensação de energia reativa, efeitos da ressonância e estratégias de mitigação, essenciais para proteger e otimizar o desempenho de sistemas elétricos.
A formação em “Qualidade de Energia nas Instalações Elétricas” decorre dias 23 e 25 de setembro em formato online.
Inscreva-se já: https://bit.ly/iep_qualidade-energia-ie
IEP – Instituto Electrotécnico Português
Tel.: +351 229 570 000/15 · Fax: +351 229 530 594
info@iep.pt · www.iep.pt