A qualidade de energia elétrica pode ser afetada, quer por eventos que ocorram nas redes de distribuição (comutação, sobretensões atmosféricas, entre outros), quer pela utilização da eletricidade quando, por exemplo, certas cargas criam variações significativas no consumo de corrente ou que alteram a forma de onda (influências harmónicas).
É assim importante estabelecer regras claras entre o distribuidor e o consumidor, ao abrigo de um contrato de fornecimento.
Isto pode especificar disposições mais rigorosas do que as da Norma EN 50160 mas, por definição, constitui na Europa o documento de referência vinculativo na ausência de regulamentos específicos ou outro compromisso do distribuidor.
Sobretensões em condensadores
A ligação de condensadores colocados na rede de Alta Tensão, pode causar sobretensões transitórias (várias vezes o valor de Un) com energia suficiente para destruir os descarregadores de sobretensão na extremidade da instalação de Baixa Tensão ou até mesmo os componentes dos conversores estáticos, ou condensadores aplicados na compensação de energia reativa.
Este fenómeno pode ser particularmente perigoso se, quando os condensadores na Alta Tensão são ligados, a frequência de ressonância do circuito a montante corresponder à frequência de ressonância do circuito de Baixa Tensão.
As caraterísticas deste fenómeno estão essencialmente ligadas à indutância L do transformador MT/BT, à capacitância C dos condensadores e à resistência R da rede de baixa tensão. Se a resistência for baixa (poucas cargas resistivas), o amortecimento das sobretensões transitórias será reduzido, aumentando o risco de ressonância nos circuitos AT e BT na mesma frequência (f0A = f0B).
A amplificação da perturbação associada à comutação do capacitância em AT é particularmente sensível se a potência reativa utilizada em AT for muito mais elevada do que a utilizada em BT. Este risco pode ser limitado pelo uso de baterias de condensadores que são ligados gradualmente ou por ligação a tensão nula.
Legrand Eléctrica, S.A. – Portugal
www.legrand.pt
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº61. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Dossier “Manutenção de instalações elétricas e armazenamento de energia” da edição 59 da revista “o electricista”;
- Artigo “análises de rede: um caminho para a recuperação da receita das empresas elétricas” da edição 54 da revista “o electricista”;
- Artigo “A estrutura para implementar uma gestão da qualidade de energia contínua e interativa” da edição 55 da revista “o electricista”;
você pode gostar
-
AGEFE recomenda Programa de Apoio à Substituição de eletrodomésticos Ineficientes
-
Ciclo de webinars da Phoenix Contact
-
Qualidade de energia nas instalações elétricas industriais e comerciais
-
UC estuda aspetos fundamentais para melhorar eficiência energética de equipamentos industriais [TRIBOS+]
-
Série RED40U: conversores CC/CC para aplicações industriais e ferroviárias