Uma componente essencial neste cenário são os quadros elétricos de corte e proteção, responsáveis por garantir a segurança do sistema e dos utilizadores. Neste artigo, apresentamos as principais componentes e normas aplicáveis.
Importância do quadro elétrico de proteção
Os postos de carregamento operam com alta potência e exigem um fornecimento estável de energia. Sem um sistema de proteção adequado, há riscos de sobrecarga, curto-circuito e falhas elétricas que podem comprometer tanto o veículo como a instalação. O quadro elétrico funciona como um centro de proteção, garantindo que a distribuição de energia ocorra de forma segura e dentro dos parâmetros estabelecidos pelas normas técnicas.
De acordo com os pontos 722.531.2.101 e 722.533.101 da portaria 252/2015, cada posto de carregamento deve estar protegido, individualmente, contra sobrecargas e contactos diretos por corte automático da alimentação.
Assim sendo, cada ponto de ligação ao VE deve ser protegido individualmente por meio de um DR, com uma corrente diferencial-residual estipulada I(Delta)n não superior a 30 mA, que interrompa todos os condutores ativos, incluindo o neutro e um dispositivo individual de proteção contra as sobreintensidades (curva C ou D).
Componentes essenciais
Para assegurar um funcionamento seguro e eficiente, o quadro elétrico de corte e proteção de um posto de carregamento deve conter:
- Corte geral – Capaz de interromper simultaneamente todos os condutores ativos. Deve ter um poder de corte igual ou superior à corrente de serviço (801.1.1.6 das RTIEBT);
- Disjuntor – Protege contra sobrecargas e curtos-circuitos na instalação (regra 722.533.101);
- Dispositivo diferencial – Atua na proteção contra fugas de corrente (regra 722.531.2.101);
- Descarregadores de sobretensão – Minimiza os efeitos de sobretensões transitórias causadas por descargas atmosféricas ou oscilações na rede elétrica;
- Botoneira de emergência – Corta a alimentação em caso de emergência (regra 722.536.4);
- Contador de energia – Alguns modelos mais sofisticados incluem dispositivos para monitorização do consumo de energia.
Principal legislação aplicável (fonte IEP atualizado a 2024-01-19):
- Portaria n.º 252/2015;
- Portaria n.º 220/2016;
- Guia técnico das instalações elétricas para carregamento de veículos elétricos da DGEG (Edição 3.0: 2023-09-14);
- Despacho n.º 24/2019 DGEG.
TEV2 – Distribuição de Material Eléctrico, Lda.
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