Revista o electricista

Protocolos PMBus/CANBus em fontes de alimentação inteligentes

Protocolos PMBus/CANBus em fontes de alimentação inteligentes

A MEAN WELL lançou vários produtos digitalizados com PMBus ou CANBus. Esses dispositivos estão incluídos no extenso catálogo de produtos da Electrónica OLFER para responder a todos os tipos de procuras, abrangendo assim todas as aplicações.

A procura por fontes de alimentação inteligentes aumentou nos últimos anos, sobretudo na área da robótica, instalação remota e alta potência, porque estas aplicações não precisam apenas de controlar a potência de saída, mas também monitorizar a estabilidade de todo o sistema.

Como resposta, a MEAN WELL lançou vários produtos digitalizados, como o carregador NPB, as séries HEP-2300, NCP-3200 e SHP-10K com PMBus ou CANBus. Estes dispositivos estão incluídos no extenso catálogo de produtos da Electrónica OLFER para responder a todos os tipos de procuras, abrangendo assim todas as aplicações.

Estes protocolos podem medir o estado operacional e recolher informações como tensão de saída, temperatura atual e interna, alarme e estado, configuração do sistema e ajuste da curva de carga.

Aplicação PMBus: Gestão da Energia Digital

A Figura 1 mostra um sistema de energia centralizado de 128 kW que incorpora 40 fontes de alimentação DRP-3200-48 PMBus juntamente com o controlador inteligente CMU2C. Através do PMBus, o controlador pode controlar e monitorizar individualmente ou todas as fontes de alimentação, tensão, corrente, ligar/desligar remotamente, temperatura, entre outros.

Através da interface PMBus, a fonte de alimentação pode fornecer um estado operacional em tempo real e muitos outros detalhes, como tensão de saída/entrada, corrente de saída, temperatura interna, sinais de alarme e dados de monitorização.

Aplicações CANBus: carregamento robótico

Conforme mostra a Figura 2, este aplicativo utiliza um carregador CANBus na estação de carregamento. Quando os robots regressam à estação de carregamento, o sistema detetará o estado da ligação da porta e usará o CANBus para habilitar o carregador e controlar a tensão de carregamento e os parâmetros atuais.

Em suma, as fontes de alimentação inteligentes MEAN WELL e Electrónica OLFER oferecem protocolos de comunicação PMBus ou CANBus para aplicações que necessitam de controlar, monitorizar e configurar fontes de alimentação. A tabela abaixo fornece uma comparação detalhada entre os 2 protocolos.

ProtocoloDistância de transmissãoAplicaçõesNotas
PMBus10 metrosGestão da energiaProtocolos públicosFácil de conceber
CANBus200 metrosCarga e Aplicações IndustriaisSuporte para vários mestresO fabricante define os comandosComunicação robusta e elevada fiabilidade

Electrónica OLFER
Tel.: +351 234 198 052 · Fax: +351 234 198 053
portugal@olfer.com · www.olfer.com

Translate »