Os novos dispositivos de proteção contra sobretensão do tipo VPU IoT AC combinam as funções de uma potente proteção contra sobretensões com as funções de um dispositivo IoT inteligente. Uma coisa é evidente: a proteção contra sobretensões é importante porque os dispositivos, sistemas e infraestruturas são cada vez mais sensíveis, e onde as comunicações com a cloud e a troca de dados do processo desempenham um papel cada vez mais importante.
Graças à sua função IoT, o novo protetor contra sobretensões VPU AC IoT pode agora monitorizar as funções essenciais sem necessidade de instalar sensores adicionais: o estado do dispositivo em tempo real, o número de sobretensões, o estado da proteção da ligação à terra, a tensão das fases e muito mais.
Uma proteção inteligente contra sobretensões pode ser implementada diretamente numa infraestrutura WLAN existente e conetar-se a um sistema em cloud, como Microsoft Azure. Dessa forma, é possível monitorizar importantes dados de processo a partir de qualquer localização, como por exemplo o nível de tensão de cada fase. Além de monitorizar o estado de todos os parâmetros importantes em tempo real, também se pode registar um historial de sobretensões temporárias. Estes dados podem ser avaliados com ligações inteligentes e, por exemplo, podemos relacioná-los com operações de comutação. Com isto podemos saber a carga em cada dispositivo, como os routers. Ao avaliarmos estes dados de processos e medidas podemos planear, de forma eficiente, uma futura manutenção. Também é possível modernizar as aplicações já existentes.
Independentemente do trabalho ser realizado no local ou com transmissão de dados para a cloud, a monitorização em tempo real do estado de todos os parâmetros importantes através de WLAN, garante uma elevada disponibilidade do sistema.
A disponibilidade operativa do VARITECTOR é muito importante durante a sua utilização. A função IoT resiste à corrente dos raios, por isso, mesmo depois de uma sobretensão, a monitorização de dados em tempo real continua acessível. Esta poderosa tecnologia garante fugas de corrente até 50 kA, e funciona até 315A sem necessidade de um fusível adicional.
VARITECTOR PU: protetor de sobretensões com IoT incorporado

Caraterísticas
– Proteção contra sobretensão de 230 V/ 400 V totalmente funcional;
– Protetor de tipo II/III coordenado energeticamente;
– Para redes de ligação à terra TN-C-S, TN-S e TT;
– Design compacto com uma largura de apenas 108 mm.
Operação segura e simples
Um mecanismo de bloqueio inteligente garante um funcionamento fiável mesmo em condições ambientais adversas. Os protetores removíveis permitem uma substituição rápida e eficiente.
Funcionamento sem complicações até 315 A
O mecanismo de desconexão especialmente projetado permite uma operação segura com altas classificações de fusíveis de 315 A para produtos Tipo I e Tipo II.
VARITECTOR PUA C IoT: caraterísticas de comunicação
Caraterísticas
– Monitorização de condição em tempo real;
– Dispositivo de teste integrado;
– Registo de sobretensão;
– Função de recomendação de mudança de módulo;
– Monitorização da conexão do condutor de terra;
– Histórico de sobretensão temporária (TOV);
– Monitorização da voltagem de fases específicas;
– LED de estado e botão de pressão;
– Ligação com a cloud através do wi-fi (relatórios, configuração e atualizações).
Integração e comunicação com a cloud
Implementação rápida do módulo de proteção contra sobretensões através da ligação direta com o seu dispositivo portátil ou o fornecimento de dados do módulo numa cloud ou no IoT.
Supervisão completa do estado
A monitorização das condições de todos os parâmetros importantes através da WLAN em tempo real garante uma elevada disponibilidade do sistema.

VARITECTOR PU ACT IoT: solução para edifícios
Os edifícios modernos são muito sensíveis às tensões de sobretensão devido à forte rede de consumidores elétricos.
No teu edifício, a VPU AC IoT garante:
– Proteção total da infraestrutura do edifício;
– Proteção do stock (manutenção do Home Office, entre outros);
– Proteção do investimento;
– Integração em Smart Home Cloud Services.
Caso prático 1: ligação ponto a ponto
Comunicação lógica
Comunicação física
Portal cativo:
– Monitorização;
– Monitorização local.

Caso prático 2: interface web local
Comunicação lógica
Comunicação física

Sergio Muiña
Automation Sales Engineer Manager y Business Development Manager Machinery
sergio.muina@weidmueller.com
Weidmüller – Sistemas de Interface, S.A.
Tel.: +351 214 459 191 · Fax: +351 214 455 871
weidmuller@weidmuller.pt · www.weidmuller.pt