Revista o electricista

séries NM8N-HV e NA8-HU da Chint

Proteção magneto-térmica até 1150 VAC: séries NM8N-HV, NA8-HU

A Chint alarga a sua gama de disjuntores para incluir soluções para aplicações até 1150 VAC.

A gama de disjuntores da Chint está a crescer com a adição de duas novas séries: a extensão da série NM8N existente, incluindo a variante NM8N-HV para disjuntores em caixa moldada até 630 A, e a adição da nova série NA8-HU para disjuntores de ar até 4000 A. Em ambos os casos, a principal caraterística é a elevada tensão de funcionamento até 1150 VAC.

Aplicações das séries NM8N-HV e NA8-HU

A tendência atual nos sistemas de produção de energia fotovoltaica ou eólica é aumentar a tensão de funcionamento para melhorar a eficiência energética e limitar a corrente nominal. Isto leva a uma redução das dimensões das proteções e das secções transversais dos cabos, reduzindo assim os custos de instalação.

Nas instalações fotovoltaicas, há uma tendência para configurações baseadas em strings, com inversores ligados à rede através de transformadores cuja tensão no lado AC atinge valores nominais de até 800 V. Na produção de energia eólica, esta tensão pode ser ainda mais elevada, com valores nominais até 1150 V.

As novas séries de disjuntores NM8N-HV e NA8-HU foram adicionadas ao portefólio Chint para dar resposta a casos com tensões de funcionamento elevadas, tornando-se a solução mais adequada em quadros para este tipo de aplicação.

Excelente desempenho

Os disjuntores das séries NM8N-HV e NA8-HU foram especialmente concebidos para funcionar em sistemas eléctricos de alta tensão, de acordo com a norma IEC 60947-2, com a capacidade de interromper cargas eléctricas elevadas numa gama de temperaturas de funcionamento de -40 °C a +70 ºC.

Uma caraterística especial destes interruptores é a elevada capacidade de interrupção para tensões de funcionamento elevadas, atingindo um valor nominal de até 50 kA (800 VAC) no caso da série NM8N-HV e até 75 kA (800 VAC) no caso da série NA8-HU. Estes valores garantem uma interrupção efetiva do curto-circuito durante a fase de ligação à rede.

Elevada flexibilidade

Os disjuntores em caixa moldada da série NM8N-HV podem ser instalados na orientação vertical ou horizontal e, em ambas as séries, o equipamento pode ser alimentado a partir de cima ou de baixo. Estas unidades permitem que a corrente nominal seja ajustada para se adaptar às necessidades reais de potência instalada. Os disjuntores da série NA8-HU incorporam um relé eletrónico que permite configurar a proteção seletiva, bem como outros tipos de proteção adicional.

Ambas as séries são compatíveis com uma vasta gama de acessórios que permitem a sua utilização em diferentes manobras e, assim, desempenhar funções adicionais: bobinas de emissão ou subtensão e contactos auxiliares ou bobina de fecho à distância para os modelos NA8-HU com comando motorizado.

Chint Electrics, S.L.
Tel.: +351 962 090 794
[email protected] · www.chint.eu

Translate »