Proteção das pessoas contra choques elétricos

Proteção das pessoas contra choques elétricos

A passagem de uma corrente elétrica através do corpo humano (choques elétricos) afeta essencialmente as funções circulatória e respiratória originando, muitas vezes, queimaduras. Saiba como se pode proteger.

Objetivos

  1. Efeitos fisiopatológicos da corrente elétrica no corpo humano.
  2. Proteção contra contactos diretos e indiretos.
  3. Proteção contra contactos diretos
  4. Proteção contra contactos indiretos

Efeitos fisiopatológicos da corrente elétrica no corpo Humano

Efeitos da corrente elétrica

A passagem de uma corrente elétrica através do corpo humano (choques elétricos) afeta essencialmente as funções circulatória e respiratória originando, muitas vezes, queimaduras.

A gravidade das lesões é dada em função da intensidade de corrente, do tempo de circulação e do trajeto através do corpo humano. A impedância do corpo humano diminui com o aumento da tensão.

Proteção das pessoas contra choques elétricos

Os valores indicados referem-se à percentagem da impedância do corpo humano para o trajeto correspondente, em relação ao caminho mão-mão.

Os valores sem parênteses correspondem ao trajeto de uma mão à parte considerada do corpo. Os valores que estão entre parênteses correspondem ao trajeto entre as duas mãos e a parte correspondente do corpo humano.

Hilário Dias Nogueira
com o patrocínio de IXUS, Formação e Consultadoria, Lda

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº54. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »