Revista o electricista

sustentabilidade na saúde - Prémio de Investigação Alfredo da Silva

Promover a sustentabilidade na saúde

O Prémio de Investigação Alfredo da Silva é uma iniciativa de caráter nacional e é destinado a investigadores no domínio da Sustentabilidade na Saúde, contemplando várias áreas científicas.

A Fundação Amélia de Mello, em parceria com a Universidade NOVA de Lisboa, lança a 3.ª edição do Prémio de Investigação Alfredo da Silva, para distinguir e apoiar o desenvolvimento de projetos de investigação científica na área da sustentabilidade na saúde.

No contexto das comemorações dos 150 anos de Alfredo da Silva, esta iniciativa pretende reforçar o conhecimento sobre a vida e legado daquele que foi o maior industrial português do século XX, ao apoiar projetos de investigação científica. Este prémio conta com a curadoria científica da Universidade NOVA de Lisboa, através da Plataforma Interdisciplinar NOVAhealth, e é destinado a investigadores no domínio da Sustentabilidade na Saúde, contemplando várias áreas científicas como a sustentabilidade social, económica, ambiental ou qualquer área das ciências fundamentais que impacte na Sustentabilidade na Saúde. Os projetos de investigação podem ou não estar ligados à elaboração de provas de grau académico e não depende da integração dos seus investigadores em Universidades e Institutos Politécnicos do país. Ao melhor projeto de sustentabilidade na saúde será concedida uma bolsa de investigação no valor de 25 000€.

O Prémio de Investigação Alfredo da Silva é uma iniciativa de caráter nacional implementada em 3 fases: de 6 de fevereiro a 12 de maio decorre o preenchimento do formulário de candidatura onde é possível submeter os projetos; a 2.ª fase decorre até 9 de junho em que depois da submissão dos projetos, estes serão avaliados segundo 4 critérios – relevância da proposta, inovação e transdisciplinaridade, metodologia e implementação, impactos para a sociedade. E a 3.ª fase decorre a 30 de junho quando haverá uma cerimónia pública que reunirá um painel de oradores nacionais e internacionais de referência nas suas áreas de investigação e este será o momento de entrega do Prémio ao melhor projeto.

Pode consultar o regulamento aqui e candidatar-se aqui. Boa sorte!

Alfredo da Silva

No dia 30 de junho comemora-se o aniversário do nascimento de Alfredo da Silva, o maior industrial português do século XX, figura incontornável pela sua marca na sociedade e economia portuguesas, nomeadamente pelo seu empreendedorismo e dedicação na Obra Social do grupo CUF – Companhia União Fabril. A liderança de Alfredo da Silva foi decisiva para a concretização de iniciativas ligadas à transformação do país no século XX. O fundador do grupo CUF construiu um grupo que integrava também empresas como a Tabaqueira, o Estaleiro da Rocha Conde de Óbidos (mais tarde Lisnave), o Banco Totta e a Companhia de Seguros Império, assim como contribuiu para o desenvolvimento das indústrias química e têxtil, da reparação naval e modernizou e incrementou os transportes urbanos e marítimos, apostando também no crescimento da atividade bancária e na melhoria da prestação dos serviços na área da saúde.

Fundação Amélia de Mello
info@fundacaoameliademello.org.pt · https://fundacaoameliademello.org.pt/

Translate »