Revista o electricista

projetores VIENA iluminam Paço Ducal

projetores VIENA iluminam Paço Ducal de Vila Viçosa

Um caso de estudo.

Enquadramento

A Primelux foi desafiada para apresentar uma solução de iluminação que devolvesse ao Paço Ducal de Vila Viçosa todo o esplendor que normalmente apresenta durante o dia. A solução que estava instalada (e em alguns pontos já degradada) era composta por projetores simples equipados com lâmpadas de 250 W de iodetos metálicos. O caderno de encargos apresentado era muito simples e direto. Pretendiam migrar a iluminação da fachada do monumento para a tecnologia LED, com uma temperatura de cor neutra para não criar contrastes muito acentuados e sobretudo um rendimento luminoso equilibrado e económico.

Estudo e projeto luminotécnico preliminar

Neste desafio, apenas efetuamos pequenas simulações no DIALux, de forma a se perceber qual a solução de iluminação que melhor se enquadrava no projeto, quer em rendimento luminoso, quer nos pontos de fixação dos equipamentos de forma a não se criarem zonas mortas em termos luminosos.

Solução proposta

A solução mais equilibrada para este projeto estava no nosso projetor VIENA com uma potência de 200 W com um rendimento luminoso de 130 lm/W, equipado com LEDs Philips no módulo ótico e alimentado por um driver MeanWell – um equipamento robusto com uma garantia de 5 anos e que garantia ao cliente uma redução de consumos com um rendimento muito superior à solução existente.

Primelux
Tel.: +351 234 758 211/212 · Fax: +351 234 758 213
www.primeluxled.com

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº77. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados