Revista o electricista

Primelux indica 5 tendências de iluminação que vai querer conhecer

Primelux indica 5 tendências de iluminação que vai querer conhecer

A cada novo ano são apresentadas as tendências que servem de inspiração para os projetos que serão desenvolvidos ao longo dos meses seguintes.

Quando se trata de projetos de espaços interiores e exteriores, a iluminação, sendo um dos principais elementos de composição de um espaço, não foge à regra, permitindo explorar novas formas, cores e materiais que, juntos, irão criar uma composição única.

A iluminação cumpre um papel fundamental na criação de ambientes acolhedores, funcionais e esteticamente atraentes. Mas nem sempre é fácil fazer escolhas, dada a infinidade de opções — desde o tipo de luminária mais apropriada, passando à cor da luz, ou mesmo às formas e materiais adotados.

O crescente desenvolvimento da tecnologia, muito associada à iluminação LED, mas ainda às preocupações relacionadas com a eficiência e ecologia, criam uma forte influência nas soluções mais escolhidas. Assim, apresentamos 5 tendências de iluminação para o ano de 2024, que não vai querer perder:

1. Natureza e sustentabilidade

Uma das tendências mais marcantes deste ano é a integração da natureza nos espaços interiores através da iluminação: luminárias inspiradas nas cores, materiais e formas da natureza, estabelecendo uma conexão harmoniosa entre os ambientes internos e o mundo exterior. Além disso, materiais naturais como madeira, rattan, corda e couro são muito utilizados, com formas orgânicas que transcendem a funcionalidade para se tornarem verdadeiras obras de arte.

A escolha destes materiais está relacionada, além da sua beleza estética, com a sua pegada ambiental reduzida. Isto reflete-se na crescente preocupação com o meio ambiente, o que resulta na procura por designs mais ecológicos, onde a eficiência energética ganha protagonismo — desde a escolha dos materiais até às técnicas de fabrico.  Aqui, os materiais recicláveis ou de produção rápida, tais como o alumínio reciclável e o bambu, respetivamente, são valorizados pela sua pegada ambiental reduzida.

2. Inspiração vintage

Procuram-se formas atemporais, que transmitam modernidade, mas com um olhar no passado. Uma aposta em designs simples, mas elegantes, que criam uma iluminação diferenciada, adicionando um toque de glamour retro aos espaços contemporâneos. Exemplo disso é a utilização de materiais como o vidro leitoso — inspirado nos anos 50, ou dos metais polidos inspirados na década de 70.

Após vários anos de utilização de metais foscos, materiais como prata e ouro altamente polidos ressurgem agora, garantindo muito brilho e sofisticação aos espaços.

3. Iluminação como arte

Quer seja pela diversidade de materiais ou pelas formas utilizadas, os elementos de iluminação são cada vez mais vistos como verdadeiras peças de arte. Este ano as tendências apostam em peças marcantes e esculturais, capazes de assumir o protagonismo na composição dos espaços. Assim, a iluminação transforma-se numa expressão de estilo pessoal, criando ambientes únicos.

Uma das tendências é o uso de lustres elaborados, de grandes dimensões, que se tornam o ponto focal da decoração, adicionando drama e sofisticação aos ambientes.

4. Layers de iluminação

Mais do que iluminar um espaço, a arte da iluminação tem a capacidade de criar atmosferas cativantes e confortáveis. Um projeto de iluminação em camadas (ou layers) permite explorar a iluminação num jogo dinâmico entre luz e sombra, ganhando destaque como uma forma de criar ambientes multifuncionais e envolventes.

A iluminação por camadas pode ser uma excelente técnica para usufruir do espaço de uma forma inteligente e direcionada: pode usufruir de um mesmo espaço de diferentes formas, seja este bem iluminado com uma luminária de teto, para trabalho, ou com uma pequena luminária de mesa, que cria um ambiente mais intimista para uma noite de filme no sofá. 

Também exemplo disto é a embutida, que consiste numa técnica de iluminação indireta, que ao mudar o ângulo de foco da iluminação permite alterar, de forma discreta, a perceção de dimensão e profundidade de um espaço.

5. Iluminação inteligente

A iluminação inteligente oferece a capacidade de adaptar os espaços de forma rápida e eficaz às necessidades individuais, promovendo bem-estar e conforto neuro cognitivo. Com os avanços na tecnologia LED, é cada vez mais fácil aceder a uma ampla gama de recursos, por exemplo, ajustar cores e intensidades de luz conforme as necessidades e preferências do utilizador, permitindo criar diferentes ambientes de acordo com a época do ano, atividades realizadas ou preferências de decoração.

A somar a isto, questões como a eficiência energética ou a durabilidade destes sistemas são, sem dúvida alguma, uma das principais mais-valias desta tecnologia.

 Em suma, as cinco tendências de iluminação que destacamos são reflexo de preocupações estéticas, mas mais ainda de uma crescente aposta na inovação dos sistemas de iluminação. As questões relacionadas com a funcionalidade e com o conforto dos espaços ganham um papel de destaque, mas também um impacto ambiental, que é cada vez mais uma premissa incontornável.

Se precisar de ajuda para aplicar alguma destas tendências no seu projeto, conte com a Primelux para esclarecer as suas dúvidas e para encontrar as melhores soluções de iluminação para si.

Primelux
Tel.: +351 234 758 211/212
www.primeluxled.com