Revista o electricista

Lançada a 2.ª edição do questionário sobre o mercado dos serviços de energia em Portugal

Portugal está energeticamente menos dependente do exterior

No caminho da eletrificação do consumo, o contributo do solar fotovoltaico tem sido impressionante. Em 2022, a potência instalada desta fonte renovável atingiu 2 562 MW, mais 51% face a 2021 e quase 11 vezes superior à potência instalada há uma década.

Portugal está energeticamente menos dependente do exterior: em 2011 apresentava uma dependência energética de 79,4% e em 2021 esse valor situou-se nos 67,1%, sendo um dos principais objetivos da política energética nacional a redução dessa dependência para 65% em 2030, conforme estabelecido no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC).

No caminho da eletrificação do consumo, o contributo do solar fotovoltaico tem sido impressionante. Em 2022, a potência instalada desta fonte renovável atingiu 2 562 MW, mais 51% face a 2021 e quase 11 vezes superior à potência instalada há uma década.

Estes são apenas alguns dos números da 5.ª edição do “Energia em Números”, que faz um retrato de Portugal enquanto consumidor e produtor de energia, com especial destaque para a capacidade de geração de energia renovável. De 2012 a 2022, a potência instalada para produção de energia elétrica cresceu cerca de 13,7%. No mesmo período, a potência instalada das centrais de produção de eletricidade a partir de fontes renováveis aumentou 56,1% e a potência instalada das centrais de produção de eletricidade a partir de fontes não renováveis diminuiu 36,3%. A potência instalada na tecnologia fotovoltaica foi a que mais cresceu, tendo chegado a 2,6 GW, 11 vezes superior ao que estava instalado em 2012.

Realizada pelo Observatório da Energia da ADENE – Agência para a Energia e pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), a edição 2023 do “Energia em Números” é um instrumento fundamental para compreender o setor energético através de indicadores como a dependência e intensidade energéticas, indicadores per capita e emissões de Gases com Efeito de Estufa.

Nesta publicação pode ser consultada informação consolidada sobre o consumo e transformação de energia, os preços médios dos diferentes produtos energéticos, o número de consumidores de eletricidade e gás natural, os beneficiários da tarifa social de energia e muitos outros.

Para que possa aprofundar o seu conhecimento sobre a evolução do setor energético em Portugal, o “Energia em Números” apresenta a informação disponível mais atualizada (2021 e 2022), permitindo comparar dados e indicadores energéticos dos anos mais recentes com os do ano anterior e com os obtidos há uma década.

Para melhor interpretação dos dados, a publicação apresenta uma síntese para consulta rápida, com os principais indicadores de cada capítulo do documento. Pode consultar, ainda, um conjunto de anexos com informação relevante sobre o setor energético e, também, dados sintéticos do setor de energia das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

ADENE – Agência para a Energia
Tel.: +351 214 722 800 · Fax: +351 214 722 898
geral@adene.pt · www.adene.pt

Translate »