On Mobility

Pensar o futuro da Mobilidade Sustentável na Amadora

“Mobilidade integrada: Sustentabilidade e Futuro” vai estar em destaque na 3.ª edição da conferência OnMobility Amadora, que se realiza a 20 de setembro.

Mobilidade integrada: Sustentabilidade e Futuro” vai estar em destaque na 3.ª edição da conferência OnMobility Amadora, que se realiza a 20 de setembro. Esta conferência irá realizar-se em formato híbrido mas sujeita a inscrição, irá decorrer no Espaço Cultural Recreios da Amadora e divide-se em 2 sessões: durante a manhã “Ouvir os Cidadãos” e à tarde “Ouvir os Especialistas”.

No primeiro painel, o debate terá a participação de representantes da sociedade civil da Amadora, entre os quais Pedro Franco, intendente da PSP Amadora, e Luís Carvalho, da Proteção Civil Amadora, que irão identificar necessidades e partilhar algumas ideias para a evolução positiva da mobilidade no concelho. Na sessão da tarde estarão presentes especialistas como Cristina Dourado (Viação Alvorada/Fertagus), Marina Ferreira (TTSL – Transtejo Softlusa), Juan Caballero (Eurocities), Luís Figueiredo (Cooltra), José Manuel Viegas (TIS), Tiago Braga (Metro do Porto) e Rui Lopo (TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa).

À semelhança de anos anteriores, também em 2022 o município da Amadora, em parceria com a Ecomood Portugal, organiza uma série de atividades no âmbito da SEM, que, em 2022, tem como mote “Melhores Ligações”.

Além da OnMobility Amadora, a Semana Europeia da Mobilidade Amadora deste ano lança aos amadorenses, e não só, desafios onde a mobilidade sustentável é protagonista: ao longo de toda a semana, um concurso de ideias sobre o conceito de mobilidade e a ligação ao espaço público, com prémios para as mais criativas; a 17 de Setembro, o “Peddy Challenge” e o passeio de cicloturismo “Volta Metropolitana à Amadora, e, no dia seguinte, o “Electric Challenge”. Todas as informações sobre as atividades agendadas podem ser encontradas no portal Amadora Move.

Atividades em toda a Europa

Durante estes dias, não será apenas a cidade da Amadora a assinalar a Semana Dedicada à Mobilidade Urbana (SEM) sustentável. Lançada em 2002, a SEM é uma iniciativa anual da Comissão Europeia, que decorre entre os dias 16 e 22 de setembro e que pretende aumentar a sensibilização para a importância da mobilidade urbana sustentável.

A campanha envolve cidades de países europeus, e não só, que organizam nessa semana, atividades para promover a mudança de comportamentos para a adoção de modos ativos e de outras soluções de mobilidade inteligentes e sustentáveis, tal como o uso do transporte público. A agenda de atividades culmina no Dia Europeu Sem Carros, que se assinala a 22 de setembro.

Para a edição deste ano, 68 municípios portugueses aderiram à iniciativa, num total de 1 858 espalhados por 36 países, incluindo 3fora da Europa – Argentina, Costa Rica e Japão. No portal oficial da SEM 2022, estão registadas 908 ações, 34 das quais em Portugal. A par da agenda de eventos, a SEM inclui também a atribuição dos prémios Semana Europeia da MobilidadePlaneamento de Mobilidade Urbana Sustentável e Segurança Rodoviária Urbana da UE. Em 2021, duas cidades portuguesas participaram na competição: Valongo, que acabou por vencer o prémio Semana Europeia da Mobilidade na categoria municípios com menos de 100 mil habitantes, e Amadora, que esteve entre os finalistas na categoria municípios com mais de 100 mil habitantes.

SEM assenta numa parceria entre as redes de autoridades locais e especialistas em mobilidade e comunicação, os coordenadores nacionais e a Comissão Europeia. Em Portugal, a campanha está ao cargo da Agência Portuguesa do Ambiente.

SEMA – Câmara Municipal da Amadora
Tel.: +351 214 369 060
[email protected] · https://amadoramove.pt/

Translate »