O ISEP distingue-se pela relação estratégia com o setor empresarial e pela investigação e desenvolvimento tecnológico nas áreas cientifico-tecnológicas correspondentes às áreas de engenharia em que o ISEP oferece formação e, em simultâneo, dispõe de grupos de investigação e/ou de prestação de serviços com vários anos de atividade e numerosos projetos de investigação e de prestação de serviços a entidades externas, nomeadamente empresariais.
O ISEP assume-se como uma comunidade socialmente responsável, que procura a excelência na formação de cidadãos de elevada competência profissional, científica e técnica, numa ampla diversidade de perfis de qualificação, na investigação e transferência aplicada de tecnologia e do saber, na criação e difusão da cultura e do conhecimento científico, no compromisso com o desenvolvimento sustentável do país, num quadro de referência internacional. Conheça, em mais detalhe, uma parte da oferta formativa do ISEP.
Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de computadores (LEEC)
A engenharia eletrotécnica permite desenvolver equipamentos e sistemas que processam informação, comunicam e interagem com os seres humanos e o meio ambiente. Ajuda-nos a ligar o mundo, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias e sistemas tais como sensores inteligentes, nanotecnologia e microchips, consolas de videojogos, telemóveis, computadores, sistemas vestíveis (wearables), tecnologias de comunicação sem fio (wireless), drones e robots.
O curso de Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (LEEC) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) tem como objetivo dotar os estudantes com o conhecimento e competências que permitam compreender e implementar as tecnologias e os sistemas supracitados.
Razões para escolher a LEEC:
- Tem uma forte componente prática e um método de ensino-aprendizagem dinâmico e inovador;
- Promove conhecimentos nas ciências de base e explora tendências emergentes nas áreas de eletrotecnia, eletrónica, tecnologias de rede, automação e sistemas digitais;
- Desafia os alunos a desenvolverem o projeto final do curso em empresas ou grupos de investigação, acelerando a integração no mercado de trabalho;
- Taxa de empregabilidade elevada.
O principal mecanismo de acesso à LEEC é o concurso nacional de acesso. As provas de ingresso exigidas são Matemática A e Física e Química. Nos últimos anos letivos, a LEEC tem aberto 155 vagas e todas as vagas têm sido preenchidas.
Os concursos especiais de acesso ao ensino superior são um segundo mecanismo de acesso à LEEC. Estes concursos dividem-se em: “Concurso Especial de Acesso e Ingresso no Ensino Superior”, destinados a titulares de provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos e a titulares de cursos superiores, médios e pós-secundários; e “Concurso de Regimes de Reingresso e de Mudança de Par Instituição/Curso”.
Uma das especificidades da LEEC reside na estrutura adotada para o conjunto formado pelo primeiro e segundo ciclos (Licenciatura e Mestrado), que confere aos diplomados do primeiro ciclo (Licenciatura) a possibilidade de iniciarem imediatamente a sua atividade profissional, se assim o entenderem, com formação bastante sólida nas áreas fundamentais para a prática da Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. Caso pretendam, os diplomados da LEEC poderão também prosseguir os seus estudos num dos 4 ramos do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores disponibilizados pelo Departamento de Engenharia Eletrotécnica.
Outra especificidade da LEEC reside no facto de serem disponibilizados horários diurno e pós-laboral, o que permite ir ao encontro das necessidades dos estudantes trabalhadores. O estudante ainda pode
optar por fazer a inscrição anual em tempo integral ou em tempo parcial, com o respetivo ajuste no valor da propina.
Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia
O curso de Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia (LEE-SEE) do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), do Politécnico do Porto (IPP), é uma licenciatura que confere conhecimentos e competências para o exercício da profissão de engenheiro na área da produção, transporte, comercialização e utilização da energia elétrica.
Instituto Superior de Engenharia
Politécnico do Porto
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº 88. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Vantagem da formação em áreas técnicas” da edição 88 da revista “o electricista”;
- Artigo “Formação contínua: desenvolvimento basilar do profissional moderno” da edição 88 da revista “o electricista”;