Revista o electricista

OBO Bettermann apresenta Declaração Ambiental de Produto

OBO Bettermann apresenta Declaração Ambiental de Produto

A declaração ambiental certificada aplica-se aos produtos mencionados com uma validade de 5 anos e permite que arquitetos, projetistas, engenheiros, donos de obra, facility managers ou auditores usando as EPD de acesso público, possam obter os valores de referência do balanço ecológico e dos efeitos ambientais relacionados com os produtos.

A OBO Bettermann Portugal apresenta a sua recente Declaração Ambiental de Produto para os caminhos de cabos. Esta declaração também definida como Environmental Product Declaration (EPD), é uma declaração ambiental de produto do tipo III. Os dois produtos são utilizados para uma condução segura de cabos em instalações elétricas.

A declaração ambiental certificada aplica-se aos produtos mencionados com uma validade de 5 anos e permite que arquitetos, projetistas, engenheiros, donos de obra, facility managers ou auditores usando as EPD de acesso público, possam obter os valores de referência do balanço ecológico e dos efeitos ambientais relacionados com os produtos. Além disso, as EPD permitem também o planeamento integral do projeto. Com base nas EPD, logo na fase de conceção, os arquitetos e os projetistas podem comparar diversos componentes, métodos de construção e opções, podendo assim selecionar a combinação ideal de produtos de construção para o edifício em causa. A EPD baseia-se nas normas internacionais ISO 14025 e EN 15804 e estipula os princípios e os procedimentos para as marcas ambientais do tipo III e define a respetiva categoria de produto de acordo com o produto de construção. Para a emissão da EPD, são utilizados balanços ecológicos realizados segundo as normas DIN EN ISO 14040 e 14044. O balanço ecológico segundo a DIN EN ISO 14040 e a DIN EN ISO 14044 foi gerado pelo prestador de serviços LCEE. A verificação dos dados e a certificação foram da responsabilidade do IFT Rosenheim. Como base foram utilizados os dados recolhidos da unidade de produção da OBO Bettermann Produktion Deutschland GmbH & Co. KG, bem como dados genéricos da base de dados “GaBi 8”.

Esta definição é importante na medida que os projetos têm cada vez mais requisitos elevados, como por exemplo processos de produção sustentáveis e declarações ambientais específicas que são apresentados pelos arquitetos e projetistas, funcionando muitas vezes como base de decisão quanto à melhor combinação de produtos de construção para um edifício.

Devido às EPD para materiais, produtos e componentes de construção, a vertente ecológica pode ser integrada na avaliação de sustentabilidade das construções. Trata-se sobretudo de informações de base para avaliar a qualidade ecológica do edifício. As informações e os dados de balanço ecológico abrangentes e, simultaneamente, os dados detalhados nas EPD encontram-se resumidos de forma clara em poucas páginas, com um formato uniforme. Para este efeito, numa análise do ciclo de vida são consideradas as fases de fabrico e de eliminação.

OBO Bettermann – Material para Instalações Eléctricas, Lda.
Tel.: +351 219 253 220 · Fax: +351 219 151 429
info@obo.pt · www.obo.pt

Translate »