O guia para a ligação de dispositivo de automação a redes industriais

O guia para a ligação de dispositivo de automação a redes industriais

Vamos assumir que constrói a melhor máquina de automação industrial até hoje fabricada. O mercado de automação…

Vamos assumir que constrói a melhor máquina de automação industrial até hoje fabricada. O mercado de automação fica interessado na sua nova invenção e recebe pedidos dessa máquina, de fábricas de todos os cantos do mundo… Portugal, Suécia, Japão, Alemanha, China, Brasil (para citar apenas alguns). O problema é que todas estas fábricas usam diferentes controladores e diferentes redes industriais e a sua máquina terá de comunicar com todas estas redes.

Como é que pode conseguir conetividade multi-rede de uma forma que seja adaptável ao seu próprio sistema? Aqui está um guia para as cinco principais formas de ligação de dispositivos ou máquinas a redes industriais…

5 formas de se ligar a uma rede. Prós e contras:

Construir o dispositivo de ligação de raiz

Esta é a escolha se quisermos ter o controlo total da solução. Terá de ser executado todo o design do hardware, construção e assemblagem de todas as peças necessárias. Terá de desenvolver todo o software necessário que permita a comunicação entre o seu sistema e a rede. Se optar por esta solução deverá adquirir e construir conhecimento das redes definidas nos seus equipamentos, bem como das redes industriais onde vai ter que se ligar.

A desvantagem é que irá necessitar de muito tempo para desenvolver o projeto, com recursos alocados a partir do seu corpo de competências internas ( que não vão estar a trabalhar na melhor máquina de todos os tempos). Deverá ainda acompanhar as evoluções, de todas as redes, e sempre que receber uma solicitação para uma nova rede deverá começar este processo novamente.

Eng.º Nuno Dias
Gestor de produto na F.Fonseca S.A.
Fonte: The Guide to connecting automation devices to industrial networks – HMS

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº48. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »