A Prysmian, líder mundial na indústria de sistemas de cabos de energia e telecomunicações, anunciou a conclusão com sucesso dos testes no mar para a instalação em águas ultraprofundas de um cabo de 500 kV HVDC MI1, a uma profundidade de 2150 m. Trata-se de uma instalação recorde na indústria, sendo a primeira vez que um cabo HVDC é instalado a tal profundidade, criando um novo padrão no mercado.
Este cabo armado não metálico, desenhado com um material composto baseado em fibras sintéticas de módulo elevado, dá forma à nova geração de tecnologia de cabos. A utilização de uma solução de armação inovadora, que na água pode ser 50% mais leve que o aço, combinada com o navio lança-cabos Leonardo da Vinci com tecnologia de ponta, permitirá a instalação e manutenção da Tyrrhenian Link da Terna a uma profundidade superior a 2000 m, a maior alguma vez atingida com um cabo elétrico.
O sucesso dos testes no mar é o resultado de inúmeros testes em laboratório e prova, mais uma vez, a solidez das inovações da Prysmian. A mesma tecnologia de armação leve tinha já sido utilizada em 2019 para a interligação Evia-Andros-Tinos, a uma profundidade de 550 m, e em 2020 para o projeto de interligação submarina Creta-Peloponeso, a 1000 m. O cabo será utilizado para a Tyrrhenian Link, um projeto de 1,7 mil milhões de euros concedido em 2021 pela Terna S.p.A. Ao abrigo do contrato, a Prysmian desenhará, fornecerá e instalará um total de 1500 km de cabos submarinos para suportarem a troca energética entre Sardenha, Sicília e Campânia, reforçando o centro energético do Mediterrâneo.
Prysmian Group
Tel.: + 351 219 678 500
info.celcat@prysmiangroup.com · www.prysmiangroup.pt