Este documento visa dar a conhecer as ofertas existentes no Mercado Liberalizado de Energia, bem como demonstrar a melhor forma de avaliar o perfil de consumo e de que forma este pode afetar o valor final a pagar pelo consumidor.
Introdução ao mercado liberalizado
O Mercado Liberalizado de Energia (ML) é um mercado onde os consumidores podem escolher livremente o seu fornecedor e a sua modalidade tarifária. Este modelo de mercado de energia foi introduzido em Portugal no ano de 2000, no entanto o processo de transição para o mercado liberalizado tem vindo a intensificar‑se com a extinção gradual das tarifas reguladas de fornecimento a clientes finais.
Anteriormente, no mercado regulado, os preços da energia eram impostos pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), sendo essa a tarifa praticada pela EDP Serviço Universal. Agora, no mercado livre, cada comercializador tem a liberdade de criar o seu tarifário desde que respeite as regras da concorrência e o Regulamento das Relações Comerciais.
A mudança de fornecedor de energia elétrica não altera em nada a qualidade do serviço do sistema elétrico que abastece o cliente, bem como a qualidade dos serviços técnicos prestados pela entidade distribuidora. Serviços que atualmente se encontram entregues à EDP Distribuição, independentemente do comercializador que esteja a fornecer a energia do cliente.
Diogo Moisés Ferreira Oliveira
Aplicações Informática em Sistemas Elétricos
Instituto Superior de Engenharia do Porto
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº55. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Dossier “Comercialização de energia” da edição 63 da revista “o electricista”;
- Artigo de Opinião “Formas de reduzir o consumo de energia nos edifícios com o Big Data” da revista “o electricista”;
- Dossier “Eficiência energética e autoconsumo de energia” da edição 73 da revista “o electricista”;