plataforma

Nova plataforma pretende melhorar desempenho energético dos edifícios

O projeto europeu AmBIENCe – Active Managed Buildings with Energy Performance Contracting – apoia proprietários e investidores de edifícios na promoção de conforto e poupança energética.

AmBIENCE
Tel.: +32 (0) 27 893 000
http://ambience-project.eu/

Um novo conceito para aumentar a flexibilidade do modelo de Contratos de Desempenho Energético está a ser desenvolvido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) e pela EDP CNET, juntamente com outros 5 parceiros internacionais. O projeto europeu AmBIENCe – Active Managed Buildings with Energy Performance Contracting – apoia proprietários e investidores de edifícios na promoção de conforto e poupança energética. Isto será feito a partir de uma plataforma que permite calcular custos e poupanças garantidos com os Contratos de Desempenho Energéticos. Estas soluções fomentam o investimento na modernização e inteligência dos edifícios (revestimentos, sistemas energéticos, instalação de painéis fotovoltaicos e/ou pontos de carregamento de veículos elétricos), e permitem ainda atuar de uma forma mais ativa e eficiente na redução dos consumos energéticos sem prejudicar o nível de conforto.

A solução AmBIENCe, a ser testada em 2 países-pilotos – Portugal e Bélgica – estende o conceito de Contratos de Desempenho Energético a diferentes tipos de edifícios: de serviços, comerciais, residenciais, sendo que estes últimos, não são contemplados nos modelos atuais. Outra novidade destes novos modelos de desempenho passa pela integração de serviços energéticos e não energéticos ligados ao conforto, à segurança e à saúde, por exemplo.

O AmBIENCE tem uma duração de cerca de dois anos e meio e conta com um investimento global de 2 milhões de euros, financiado pelo programa de investigação e desenvolvimento da União Europeia Horizonte 2020.

O consórcio é formado por 7 parceiros de 4 países diferentes: VITO/EnergyVille, BPIE e Energinvest (Bélgica); ENEA (Itália); IK4 (Espanha) e INESC TEC e EDP CNET (Portugal).

Download – Última edição

oelectricista72

(Irá receber um email com o link de download.)