Revista o electricista

nova plataforma EPLAN 2024 já disponível

Nova plataforma EPLAN 2024 já disponível

A EPLAN continua a concentrar-se na otimização da qualidade da experiência do utilizador na versão mais recente do seu software. Após a melhoria do desempenho para o desenho em 2D e 3D nas duas versões anteriores, a Plataforma EPLAN 2024 apresenta novas funções que expandem ainda mais as possibilidades de utilização do software.

Destaque para a nova função de cálculo diretamente no esquema e para o editor de bornes otimizado, que facilita a gestão dos bornes e das réguas de bornes. O planeamento de cabos e armários em 3D também apresentam novos recursos.

Funções de cálculo para propriedades de blocos

Ligar facilmente objetos, como motores e disjuntores entre si? Este é um método de trabalho comprovado na Plataforma EPLAN com a função “Propriedades de blocos”. A vantagem para os utilizadores é que podem aceder às propriedades de vários objetos simultaneamente e ligá-los conforme necessário.

Estas propriedades de blocos são expandidas com uma função de cálculo na versão 2024, com funções aritméticas e matemáticas básicas e operações de comparação estatística. Para além de ser agora possível calcular as várias propriedades dos objetos nos esquemas, estas propriedades podem também ser comparadas umas com as outras, diretamente na aplicação. Por exemplo, se um utilizador quiser calcular a corrente com base na potência do motor, o novo suporte do sistema garante resultados rápidos.

As vantagens para os utilizadores são claras: as decisões importantes de design baseadas no cálculo de parâmetros elétricos, por exemplo, a seleção do dispositivo de proteção adequado, podem ser tomadas diretamente enquanto os esquemas estão a ser criados. Isto poupa tempo e garante resultados corretos, por exemplo, quando é necessário determinar a resistência dos cabos com base em cargas predefinidas ou calcular a resistência total dos cabos com base no calibre do condutor e no comprimento do cabo.

M&M Engenharia Industrial, Lda.

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº 85. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt.

Outros artigos relacionados

Translate »