Revista o electricista

Multistation tem novos equipamentos KNX da JUNG

Multistation: novos equipamentos KNX da JUNG

A Jung apresenta a Multistation 2.0. Este projeto é composto por dois novos equipamentos com tecnologia KNX compatíveis com o protocolo Data Secure.

A Multistation standard, com a referência 2570 M1 SR, tem as seguintes características físicas:

Multistation standard
  • 8 entradas (8);
  • 6 saídas a relé (3);
  • 2 saídas dimming (1);
  • 4 botões para operação manual (5);
  • Leds de estado das saídas (4);
  • Atravancamento: 4 módulos DIN.

Por sua vez, a Multistation universal, com a referência 2590 M1 SR, ainda mais poderosa e polivalente, tem as seguintes características físicas:

  • 12 entradas (9);
  • 10 saídas a relé (4 e 10);
  • 4 saídas dimming (1);
  • 3 saídas 0-10V (3);
  • 4 botões para operação manual (6);
  • Leds de estado das saídas (5);
  • Atravancamento: 8 módulos DIN.
Multistation universal

Todos os componentes físicos acima descritos são parametrizados e controlados por um potente programa de aplicação que transforma estes equipamentos em autênticos “canivetes suíços”, permitindo assim responder às crescentes exigências das instalações elétricas modernas.

Com este conceito de produto, a JUNG pretende concentrar, num único dispositivo instalado no quadro elétrico, toda a tecnologia de automação necessária para controlo de um quarto de hotel.

São dispositivos compactos que concentram todas as funcionalidades do quarto, mas que simultaneamente permitem estar integrados numa instalação conectada e comunicante. Com recurso ao protocolo KNX, estes equipamentos têm ligação a um bus de comunicação seguro, interoperável (com mais de 500 fabricantes a nível mundial) e com fácil integração em sistemas de gestão de nível superior, que normalmente estão presentes neste tipo de edifícios.

Foram desenvolvidos com foco no setor hoteleiro, mas pela sua versatilidade poderão ser solução em qualquer outro tipo de instalação elétrica.

Alguns exemplos de ligações possíveis:

exemplos de ligações possíveis da Multistation da JUNG

Com ampla gama de aplicações e possibilidades de configuração, a componente de software do dispositivo disponibiliza um elevado número de objetos de comunicação KNX, que garantem ao técnico integrador de sistemas inúmeras soluções e flexibilidade no momento da programação e comissionamento do projeto.

O programa de aplicação inclui, entre outras, as seguintes possibilidades:

  • Função de comutação, configurada como contacto NA ou NF, com temporização e função de automático de escada com pré-aviso de extinção, entre outros;
  • Função de regulação, com ajuste automático ou manual do princípio de regulação em função da carga conectada;
  • Função de sombreamento, para comando de persianas, venezianas ou toldos com possibilidade de posicionamento e reenvio de estado do movimento, da posição da persiana ou inclinação das lamelas. Alarme de chuva, de gelo, de vento e função de proteção solar;
  • Função AVAC, com dois controladores integrados possibilita o controlo da temperatura ambiente com especificação do setpoint para aquecimento e arrefecimento, com posição forçada para emergência e monotorização cíclica dos sinais de entrada;
  • Função Fan-coil, que permite o controlo de até dois Fan Coils de 2 ou 4 tubos com controlo manual e automático dos níveis de velocidade do ventilador;
  • Função de comando de válvulas, para pavimento radiante hidráulico com possibilidade de operação On/Off, PWM ou para o controlo continuo de atuadores de válvulas com interface de 0-10V. Esta funcionalidade disponibiliza ainda lógica interna para o comando da bomba de circulação;
  • Função extensões, parte do programa de aplicação que permite configurar a funcionalidade que queremos atribuir às “entradas”. O nome extensões surge porque este componente disponibiliza funções que vão além de uma simples entrada digital, como por exemplo ligação de sonda de temperatura e saída para controlo de Leds de sinalização. Abaixo, de forma resumida, destaco algumas das aplicações possíveis:
    • Ligação de contactos livres de potencial, como botões de pressão, interruptores ou contactos reed;Funções para aplicações de comutação, regulação, persianas, controlo de temperatura ambiente ou de cenas;Envio de valores para regulação de luminosidade, temperatura de cor, RGBW e temperatura (ºC);Reenvio do estado atual da entrada após falha de tensão no barramento;Ligação de contactos de porta ou janela para avaliação dos estados de posição aberta, fechada ou inclinada;Ligação de detetor de movimento mini basic (ref.: BM 360 MB WW) e de sondas de condensação, fuga de água e temperatura (NTC);Contador de impulsos com medição principal e intermédia;Combinação de canais de entrada adjacentes ao ligar botão de pressão e contacto de porta ou janela;Ligação LED, por exemplo lâmpada LED, 5 V CC, 2,2 mA (ref.: 9605 LED);
    • Possibilidade de comutação paralela de saídas, para cargas elétricas com requisitos de corrente mais elevados.

Em complemento a todas as funcionalidades acima descritas, a Multistation apresenta ainda funções de acionamento central com feedback, função de cenas (como entrar e sair do quarto), contador de horas de funcionamento e para resolver operações mais complexas disponibiliza direções de grupo para comunicação interna do dispositivo, e um potente módulo de funções lógicas que permite relacionar endereços de grupo KNX e endereços de comunicação interna.

Multistation apresenta ainda funções de acionamento central com feedback

A JUNG é um dos fabricantes que esteve na génese do KNX e por esse motivo é um profundo conhecedor desta tecnologia, compreende não só as necessidades da instalação como do técnico integrador de sistemas.

Por este motivo, a base de dados, que já está disponível para descarregar no catálogo de produtos do ETS, apresenta-se como uma ferramenta de utilização simples, intuitiva, com recurso a imagens contextuais e suporte numa Aplicação para Configuração do Dispositivo (DCA). Mediante a ETS Service App, o equipamento poderá receber atualizações de firmware para adicionar novas funcionalidades e responder assim a novas exigências técnicas. As apps acima referidas podem ser descarregadas a custo zero na loja MYKNX do integrador.

Aplicação para Configuração do Dispositivo

A Multistation, à semelhança de todos os novos de produtos KNX da JUNG, oferece uma comunicação segura (Data Secure e IP Secure) e por isso cumpre com o mais elevado padrão de encriptação AES 128 CCM (norma ISO 18033-3).

A tecnologia KNX segue todas as normas de segurança necessárias e está normalizada de acordo com a EN 50090-3-4, o que significa que o KNX bloqueia com sucesso ataques de hackers a infraestrutura digital dos edifícios ligados em rede, minimizando assim o risco de intrusões digitais.

O KNX Secure garante dupla proteção. O KNX IP Secure expande o protocolo IP de forma que todos os telegramas e dados transferidos sejam completamente encriptados. O KNX Data Secure protege eficazmente os dados do utilizador contra o acesso e a manipulação não autorizados através de encriptação e autenticação.

Os produtos KNX passam por rigorosos testes de certificação que garantem a interoperabilidade e a continuidade de um sistema que oferece flexibilidade e expansibilidade. Estas garantias de segurança deverão ser um fator decisivo na escolha do sistema de automação e dos equipamentos a instalar, principalmente em hotéis e edifícios públicos.

Para informações mais detalhadas sobre estes equipamentos poderá consultar o website da JUNG.

JUNG Portugal, S.A.
Tel.: +351 229 407 750
info@jungportugal.pt ∙ www.jung.pt

Mais novidades da JUNG: