Revista o electricista

monitorização do consumo: otimizar a eficiência energética em casa

monitorização do consumo: otimizar a eficiência energética em casa

A eficiência energética é uma preocupação crescente nas nossas casas – o que faz com que seja essencial encontrar formas melhores de gerir e reduzir o nosso consumo de energia. Com este objetivo em mente, a Schneider Electric lançou a sua solução PowerTag para Resi9, o sensor de energia mais pequeno do mundo, agora para quadros elétricos residenciais.

Juntamente com a aplicação Wiser, permite uma monitorização detalhada do consumo de eletricidade de uma casa em tempo real. Desta forma, esta solução integrada oferece uma visão completa e exata dos gastos de energia em casa.

A importância da monitorização reside na sua capacidade de fornecer informações valiosas e pormenorizadas sobre a forma como a energia é distribuída nas nossas casas. Isto permite aos proprietários identificar facilmente quais os equipamentos ou áreas específicas que estão a consumir mais energia. Ao compreender que dispositivos ou hábitos mais contribuem para o aumento do consumo, podem então tomar decisões mais informadas sobre como o reduzir e poupar energia.

Por exemplo, a aplicação Wiser proporciona um nível avançado de personalização, permitindo controlar diferentes dispositivos domésticos. Por outro lado, segundo os seus hábitos de consumo de cada utilizador, é capaz de criar automações ou cenários que contribuem para poupanças significativas nas suas faturas de energia e também para reduzir o seu impacto ambiental.

A monitorização do consumo de eletricidade é, portanto, uma função essencial de qualquer casa inteligente que pretenda otimizar a sua eficiência energética. O sensor de energia sem fios PowerTag contribui para isto, e é facilmente instalável no quadro elétrico. Com uma

Rita Lopes
Gestor de Produto/Gestão de Canal DYI
Schneider Electric

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº 84. Pode também solicitar apenas este artigo através do emaila.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados

Translate »