O programa de Mestrado da FEUP em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (EEC) contribui para esta missão garantindo uma formação cientificamente sólida e atualizada, apoiada por um corpo docente com uma atividade científica internacional reconhecida e recursos disponíveis para uma formação laboratorial de elevada qualidade.
O programa promove o envolvimento dos seus estudantes em atividades de investigação e desenvolvimento, seja integrado em unidades curriculares, com destaque para a dissertação, seja através de atividades extracurriculares de natureza variada.
Objetivos
O ciclo de estudos está projetado para estudantes que concluíram uma licenciatura abrangente em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e desejam obter uma formação avançada nesta área.
Os graduados adquirem os conhecimentos necessários de ciências e tecnologias de engenharia, bem como competências pessoais, profissionais e interpessoais. Eles serão capazes de aplicar essas competências na identificação, antecipação e solução de problemas complexos em EEC e na conceção, projeto, implementação e operação de sistemas complexos. Para tal, privilegia-se a abordagem sistémica e orientada para objetivos, através de trabalhos práticos e de projetos (individuais e em grupo) com uma base teórica sólida.
Todos os graduados conseguirão desempenhar tarefas profissionais com responsabilidade significativa em contextos complexos, com ênfase na inovação e liderança em projetos multidisciplinares que requerem especialização em EEC.
O ciclo de estudos dá grande ênfase à preparação dos alunos para tarefas concetuais e de projeto, tanto individualmente quanto como membros de equipas multidisciplinares. Para além dos aspetos técnicos, dá-se grande importância à aquisição de soft skills e outras competências transferíveis de grande relevância hoje em dia, incluindo a pró-atividade e a capacidade de aprendizagem ao longo da vida.
Organização
O Mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação (M.EEC) forma engenheiros especializados na conceção e planeamento de sistemas elétricos, eletrónicos e de computadores. O ciclo de estudos oferece treino avançado e especializado numa de três áreas bem estabelecidas: Sistemas de Energia; Automação e Robótica; Telecomunicações, Eletrónica e Computadores.
O programa perfaz 120 créditos ECTS (correspondentes a quatro semestres), dos quais:
- 90 créditos ECTS são obtidos num conjunto de unidades curriculares. Este conjunto conduz à obtenção de um diploma de Mestrado (sem atribuição de grau) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores numa das 3 áreas de especialização.
- 30 créditos ECTS podem ser obtidos pela realização de uma dissertação científica original preparada especificamente para este fim.
João Canas Ferreira
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº 88. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “Vantagem da formação em áreas técnicas” da edição 88 da revista “o electricista”;
- Artigo “Formação contínua: desenvolvimento basilar do profissional moderno” da edição 88 da revista “o electricista”;
Fonte da imagem: Freepik
você pode gostar
-
A importância da manutenção de transformadores a óleo: o problema é da humidade!
-
Simon Xenon: a revolução dos postos de carregamento e da gestão da energia
-
Inspeção de grupos eletrogéneos: uma perspetiva com base na Legislação Portuguesa
-
EFAPEL amplia a sua biblioteca BIM
-
Vimar: evolução das fontes de alimentação USB