Se há indústria que respire um paradigma de eficiência, ela é a Iluminação. O caderno de encargos é superiormente exigente: iluminar mais e melhor com menos potência, adequar a luz artificial aos nossos
ritmos biológicos, oferecer soluções e tecnologias cada vez mais intuitivas e inteligentes. Tudo isto com design dedicado e preço que o mercado possa aceitar.
Mário Barata, CEO da Ledvance, explica à revista “o electricista” como uma das empresas líder do mercado da Iluminação tem usado um know-how de excelência tecnológica no desenvolvimento de soluções e produtos em linha com o aumento do conhecimento e exigência dos diversos públicos, do mercado profissional ao ‘business to consumer’.
o electricista (OE): Como tem sido o percurso da Ledvance em Portugal?
Mário Barata (MB): A Ledvance está desde 1931 em Portugal, isto se quisermos remontar à sua origem. No dia 25 de abril fazemos 92 anos de existência. Tudo começou com a sociedade luso-francesa ENAE [Empresa Nacional de Aparelhagem Eléctrica SARL], que construiu a primeira fábrica de lâmpadas em Portugal, então com a marca ‘Lumiar’. Depois, em 1960, a ENAE foi adquirida pela Osram e pela Siemens e dá-se o início da presença da marca Osram em Portugal. Em 79, a Osram passa a ser designada Osram Empresa de Aparelhagem Elétrica, que viria a dar origem à Ledvance, aliás, com o mesmo número fiscal. Por isso, digo muitas vezes que somos uma startup com quase cem anos de experiência. Na verdade, a empresa-mãe alemã já tem mais de um século. Em 1988, com o encerramento da fábrica em Portugal, deixámos de produzir as lâmpadas, em 1999 fomos certificados no sistema de gestão de qualidade pela norma ISO 9002, em 2001 encerrámos o armazém em Portugal e passámos a ser servidos por um armazém ibérico instalado em Madrid. Em 2003 a Osram assume a comercialização dos semicondutores e em 2006 comemorámos os 75 anos em Portugal. Já mais recentemente, em 2016, ocorre o ‘carve-out’, que ao fim ao cabo é a separação do negócio da iluminação geral, o que vem dar origem à Ledvance. A partir de 2016 ficámos com duas marcas: a Osram nas lâmpadas, que comercializamos até hoje, e a Ledvance nas luminárias.
Entrevista e fotos por Carlos Saraiva
Para ler a entrevista completa faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº 83. Pode também solicitar apenas esta entrevista através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt