Luz certa (tecnologia LED)

Luz certa (tecnologia LED)

A tecnologia de LED é já irreversível, trata-se de uma revolução disruptiva na indústria da…

A tecnologia LED é já irreversível, trata-se de uma revolução disruptiva na indústria da iluminação.

No quadro atual da dependência energética torna-se, cada vez mais, necessária a preocupação com a conservação dos recursos naturais e com uso adequado das fontes de energia; mundialmente estão a ser adotadas políticas de eficiência energética e consequentemente a redução das emissões de CO2.

O raciocínio por trás dos dispositivos de iluminação no quadro atual da dependência energética é bastante simples:

  • Lâmpadas menos eficientes convertem menos de 15% da energia em luminosidade, perdendo o resto na forma de calor. Lâmpadas mais eficientes podem economizar milhões de euros, diminuir a dependência do petróleo e reduzir significativamente os gases de efeito estufa.
  • A tecnologia LED permite novas possibilidades de design de iluminação em aplicações existentes e desenvolver novas aplicações onde podemos dar asas à nossa imaginação.

Para além das vantagens económicas, design e ambientais, a utilização desta tecnologia traz outro tipo de vantagens que não podem ser ignoradas e realçam ainda mais as grandes vantagens desta tecnologia na medida em que cada vez mais é evidente que a iluminação tem impactos biológicos e emocionais sobre os seres humanos.

Necessidades evolutivas e dinâmicas do ser humano

A iluminação afeta profundamente reações diversas nas pessoas ao meio ambiente.

Estas reações humanas variam entre o óbvio, como a perceção de segurança ou a resposta emocional às iluminações de natal que preenchem as ruas por todo o mundo, a impactos subtis sobre a produtividade dos trabalhadores em escritórios e às vendas em todas as áreas comerciais.

TecIT – Tecnologia, Inteligência e Domótica, S.A.

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº58. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »