o electricista (oe): A AGEFE tem vindo a introduzir o termo indústria eletrodigital. Que sinergia é esta entre a indústria elétrica e eletrónica com a era digital? É uma amostra do que será o futuro?
José António Coutinho: É uma amostra do presente. As soluções desenvolvidas pelas empresas associadas da AGEFE, da indústria elétrica, eletrónica e dos eletrodomésticos contribuem decisivamente para aquilo que já hoje é a era digital. Produtos e soluções essenciais para a vida das pessoas, que levaram a todas as transformações sociais, económicas e culturais, incluindo novas formas de trabalho, entretenimento, educação e interação social, que hoje temos, e alterando a forma como nos relacionamos com o mundo ao nosso redor.
oe: Como é que as empresas podem tirar partido da indústria eletrodigital?
José António Coutinho: A indústria eletrodigital disponibiliza muitos dos produtos e soluções, competências e conhecimento com potencial de acrescentar valor às empresas e, como já disse, à vida das pessoas. Os associados fabricantes e distribuidores de material elétrico, que a AGEFE representa, asseguram a oferta, por exemplo, de soluções ao nível da eficiência energética e descarbonização, da mobilidade elétrica e da produção descentralizada, entre outras, fundamentais para o desenvolvimento e crescimento sustentável que todos procuramos.
oe: Como podemos “Acelerar Portugal” e qual é o papel da AGEFE nesse desafio?
José António Coutinho: Para Acelerar Portugal acreditamos que esta transição energética e digital são fatores de competitividade e desenvolvimento que podemos e devemos aproveitar. O papel da AGEFE, neste contexto, é ajudar a divulgar estes conceitos e oportunidades, como é o exemplo da campanha que continuamos a apresentar em vários meios digitais com o nome Segue a Corrente.
oe: Qual é o principal objetivo desta Agenda?
José António Coutinho: Alertar o poder político, todos os parceiros e demais intervenientes desta fileira (os arquitetos, projetistas, construtores, instaladores, donos de obra, …) para a oportunidade transformadora que não podemos perder e para a necessidade de o fazermos da melhor forma possível.
por Sara Lopes
Para ler a entrevista completa faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº87. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Artigo “XV encontro AGEFE de material elétrico” da edição 80 da revista “o electricista”;
- Rubrica em Vídeo “o electricista 87 na “Revista em análise”“