Revista o electricista

Jorde Sardinha em entrevista

Jorge Sardinha: “melhorar, para nós, significa um portefólio em constante evolução”

Começou por nos explicar que os core values da sua marca e empresa são a inovação, o suporte técnico e a formação imprescindível que garantem aos instaladores no início de qualquer projeto. E enumerou que a qualidade, o suporte, e o serviço pós-venda são fulcrais para um mercado saudável e com boa imagem e por isso não prescindem desses valores. Falamos de Jorge Sardinha, Sales Manager Portugal da ESDEC, que esteve à conversa com “o electricista” e nos contou um pouco de todo o percurso e dos baluartes que norteiam a ESDEC.

o electricista (oe): Como podemos definir e caraterizar todo o caminho da ESDEC desde a sua fundação até aos dias atuais?

Jorge Sardinha: Podemos definir como um percurso desafiante, de crescimento contínuo, mas sem nunca perdermos os valores que estiveram na base da nossa fundação. Efetivamente, nunca estamos satisfeitos e queremos sempre melhorar. Melhorar, para nós, significa um portefólio em constante evolução, que apresenta soluções de montagem inovadoras ao mercado, sem nunca esquecermos outros dois valores de base essenciais: o suporte e a formação dos instaladores que utilizam os nossos produtos.

oe: No próximo ano a ESDEC celebra 20 anos de existência, os objetivos que vos levaram a começar esta empresa estão cumpridos ou ainda há muito a realizar no futuro?

Jorge Sardinha: A ESDEC foi fundada por dois instaladores. Desde a sua fundação até hoje os core values permanecem intactos, nomeadamente: inovação, suporte técnico e formação. No fundo, estes core values têm como objetivo acrescentar valor. Neste sentido, o objetivo geral tem consistido em melhorar estes três pilares. No que diz respeito à inovação, trabalhamos continuamente para apresentarmos produtos práticos, rápidos e seguros, que eliminem o tempo de pré-preparação de obra. Relativamente ao suporte técnico, tentamos acompanhar os nossos clientes em obra, dando formação a novos clientes que utilizem os nossos sistemas de montagem pela primeira vez e, também, visitas prévias em que nos é solicitado um parecer técnico das coberturas. Em relação à formação, que para nós é a chave para um mercado fotovoltaico de sucesso e sustentável, apostamos cada vez com maior intensidade de forma a dar independência e know-how aos instaladores que todos os dias instalam em coberturas residenciais, comerciais e industriais.

oe: Fale-nos um pouco dos produtos e soluções que a ESDEC disponibiliza ao mercado e as evoluções que têm decorrido ao longo de todos estes anos.

Jorge Sardinha: O nosso portefólio de produtos destina-se a coberturas, que é a nossa especialidade, que se dividem em coberturas planas e inclinadas. Para as coberturas inclinadas temos a família de soluções ClickFit EVO, e para coberturas planas temos a família de soluções FlatFix. Neste âmbito, e considerando a evolução do mercado fotovoltaico, uma das principais evoluções tem sido a dimensão dos módulos fotovoltaicos e as alterações na fixação que estas variações envolvem. Para além da dimensão dos módulos existem também outros fatores que nos obrigam a melhorar a nossa gama de produtos existente, tal como o estudo de novas soluções, como por exemplo: exigências regulamentais (que são distintas em diversos países) e caraterísticas técnicas das coberturas.

por Helena Paulino

Para ler a entrevista completa faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da revista “o electricista” nº86. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados