O INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial e a STCP – Sociedade de Transportes Colectivos do Porto aliaram-se para aumentar a segurança nos veículos elétricos do Porto. O Instituto, em parceria com a operadora de transportes, está a desenvolver um sistema de “homem-morto” inovador, capaz de monitorizar em andamento a capacidade física do guarda-freio para conduzir.
Em caso de desmaio ou incapacidade do guarda-freio para continuar a condução, o sistema imobiliza o veículo. Tudo isto será implementado preservando as caraterísticas históricas dos veículos.
“Os sistemas de ‘homem-morto’ tradicionais, usados por exemplo nos comboios, obrigam o condutor a pressionar periodicamente num pedal ou num botão para sinalizar que está bem de saúde e capaz de conduzir. O que desenvolvemos vai além, ao monitorizar também a postura do guarda-freio”, explica José Barbosa, engenheiro responsável pelo projeto no INEGI.
Através de um sistema de scanner 2D é detetada a incapacidade de o guarda-freio se manter em pé ou numa posição semi-sentado – posições em que habitualmente são conduzidos os elétricos no Porto –, sendo imobilizado os veículos em segurança.
O primeiro protótipo deste sistema já foi testado, com sucesso, num carro elétrico em circulação. O próximo passo é robustecer a tecnologia e alargá-la aos restantes elétricos da frota da STCP. O sistema é adaptado às especificidades de cada uma dos veículos, permitindo manter a sua traça histórica.
Para a Presidente do Conselho de Administração da STCP, Cristina Pimentel, esta colaboração é um “exemplo claro de como a tradição e a inovação podem coexistir e contribuir para a criação de um ambiente de trabalho mais seguro para os nossos colaboradores e proporcionar um meio de transporte mais seguro e fiável para os passageiros”.
Esta já não é a primeira parceria entre o INEGI e a STCP com vista à melhoria da segurança do material circulante. Há quase duas décadas, o Instituto desenvolveu e implementou freios de emergência em todos os históricos elétricos.

O projeto serviu para implementar outras melhorias nos veículos, nomeadamente a introdução de alimentação elétrica de 24V, possibilitando a implementação de sistemas elétricos auxiliares, como o sistema de bilhética, piscas, iluminação, wi-fi e limpa para-brisas.
Em ambos os projetos, o maior desafio passa pela inclusão de tecnologia moderna em veículos históricos, preservando a sua traça histórica e mantendo inalteradas as suas caraterísticas originais.
O INEGI é um Centro de Tecnologia e Inovação (CTI), vocacionado para a realização de atividades de investigação e de inovação de base tecnológica, transferência de tecnologia, consultoria e serviços tecnológicos, orientadas para o desenvolvimento da indústria e da economia em geral. Contando já com mais de 35 anos de experiência, o INEGI atua num conjunto alargado de mercados e setores, nomeadamente: indústria; bens de equipamento; automóvel e transportes; aeronáutica, espaço e defesa; economia do mar; infraestruturas; saúde e desporto; e energias renováveis.
A STCP é uma sociedade anónima de capitais exclusivamente públicos, com natureza intermunicipal, que tem como missão prestar um serviço de transporte público rodoviário de passageiros na Área Metropolitana do Porto (AMP). Também gere a operação dos carros elétricos no Porto. Atualmente, existem duas linhas de elétrico em operação: a linha 1 (Infante-Passeio Alegre) e a linha 18 (Clérigos – Passeio Alegre).
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