Revista o electricista

Importância dos fabricantes na formação

Importância dos fabricantes na formação

A aposta na formação significa um investimento no sucesso pessoal e profissional e também na competitividade das empresas que se representam. Os candidatos a técnicos ITED e ITUR devem frequentar a formação de conhecimentos, numa entidade formadora certificada pela ANACOM, ou numa entidade pública que cumpra os requisitos legais para o efeito.

E depois disso, os técnicos ITED deverão realizar a formação de atualização de conhecimentos em cada período de 5 anos.

Os fabricantes de equipamentos e soluções para aplicação nas infraestruturas ITED e ITUR têm um papel fundamental na área da formação, numa perspetiva de manter os seus clientes na vanguarda tecnológica, apresentando novidades de produtos, formas de otimização das soluções e uma correta aplicação dos mesmos. Paralelamente investem em ferramentas como programas de cálculo e desenho de redes de telecomunicações que as disponibilizam gratuitamente, de forma a apoiar a rede de projetistas. Estas ferramentas, atualmente, permitem a integração em plataformas como o BIM, para partilha com outros intervenientes do projeto de toda a infraestrutura, não se limitando às telecomunicações.

Na ocorrência de possíveis problemas na instalação, a entidade executante irá naturalmente apoiar-se no fabricante dos equipamentos ou no seu representante. A utilização de uma miscelânea de produtos de marcas diferentes, nestas circunstâncias, poderá originar dissabores aquando do pedido de apoio. Como exemplo, num problema de incumprimento de uma ligação permanente em que o cabo é da marca

A, o conetor de uma extremidade é da marca B e a tomada é de uma marca C, a qual dos seus representantes se vai recorrer?

Assim sendo, a escolha de um conjunto de equipamentos, que fazem parte da mesma instalação, é de todo recomendável, que os produtos eleitos sejam da mesma marca.

A existência de marcas que são meros comercializadores de produtos não têm um total conhecimento dos processos de produção e não conseguem ter um conhecimento do produto tão profundo comparativamente a quem o desenvolveu e fabricou.

A escolha de uma marca que controla todos os processos de desenvolvimento e produção de um produto oferece uma garantia extra e uma tranquilidade, não só a quem instala, mas também a quem projeta a solução.

A escolha da marca e o papel dos fabricantes na formação

Esta realidade é ainda mais crítica aquando da instalação dos equipamentos ativos nas ITED, como sejam os amplificadores, switch ou access point. De acrescentar que setores como o hoteleiro têm um nível de exigência suplementar, onde se incluem atualmente serviços como o FTTR (Fiber-to-the-room), IPTV, Wi-Fi, Casting, VoD, Transcoding, Digital Signage, Corporate TV, VoIP entre muitos outros.

Ter a possibilidade de conseguir eleger uma marca que tem a capacidade de produzir e fornecer todos estes produtos e serviços, juntamente com as redes passivas de Par de Cobre, Fibra Ótica e Cabo Coaxial, para além da componente de armários bastidores, é sem dúvida um privilégio.

Um privilégio ainda maior quando se tem um apoio incondicional, que forma e sensibiliza para reduzir o risco de errar na instalação dos equipamentos de uma marca que fabrica na Europa e que abre as portas para mostrar todos os processos de fabrico dos produtos.

Televés Electrónica Portuguesa, Lda.
Tel.: +351 229 478 900 · Fax: +351 229 488 719
assistenciatecnica@televes.com · www.televes.com

Outros artigos relacionados