Iluminação eficiente no mundo da arte

Iluminação eficiente no mundo da arte

A Roblan tem feito uma das mudanças mais importantes para a sustentabilidade do setor da arte…

A Roblan tem feito uma das mudanças mais importantes para a sustentabilidade do setor da arte em Espanha e em Portugal. Pela primeira vez, uma feira tão importante como a ARCO foi iluminada com projetores LED de baixo consumo e elevado rendimento.

O trabalho foi encomendado pelo Grupo Marva que, por sua vez, deixou nas mãos da Roblan o fabrico de mais de 2500 projetores compactos de carcaça e cabo branco com chips LED de elevado rendimento e uma reprodução cromática de 90 para iluminar toda a zona de exposição da ARCO Lisboa, vários pavilhões da feira ARCO em Madrid e a feira de arte contemporânea emergente JUSTLX, em Lisboa.

Com esta mudança, a ARCO não só foi colocada ao nível de outras feiras de primeiro nível como permitiu ao visitante observar as obras num ambiente de luz natural que oferece uma nitidez absoluta e a máxima comodidade. Isto ocorre porque o sistema de iluminação sustentável que foi instalado reduz, consideravelmente, a quantidade de calor emitida para o conforto do utilizador e minimiza o brilho, gerando uma luz difusa e sem sombras. Ou seja, este projeto garantiu o equilíbrio perfeito entre iluminação, espetadores e as obras.

Iluminação LED na arte: a sustentabilidade e a poupança em todos os sentidos

Este projeto demonstrou que um sistema de iluminação sustentável das galerias de arte pode representar uma grande poupança para o organizador.

Roblan
Tel.: +34 91 616 50 20 · Fax: +34 91 616 46 31
roblan@roblan.com · www.roblan.com

Para ler o artigo completo faça o download gratuito da revista “o electricista” nº68. Verifique o seu email após o download. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

      Selecione as sua(s) área(s) de interesse

      Utilize a tecla Ctrl para selecionar mais que uma opção

    Outros artigos relacionados

    Translate »